fbpx

Emoção marca audiência pública da Comissão da Verdade


 

Tendo sido militante contra a ditadura militar, o deputado e historiador Zé Raimundo Fontes (PT) avaliou como emocionante a audiência pública realizada hoje, 21, pela Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, na qual foram apresentados depoimentos do suplente de deputado federal e jornalista Emiliano José (preso político), Paulo Pontes (preso político), Inácio Gomes (advogado de preso políticos) e de Leonia Cunha, que perdeu familiares.

 “Ouvimos depoimentos comoventes de militantes que foram vítimas da tortura, que hoje se dedicam à luta para resgatar a memória desse período antidemocrático da nossa história”, ressaltou Zé Raimundo, que é membro titular da comissão especial do legislativo baiano, instalada na semana passada com o objetivo de revelar a verdade e romper o silêncio em torno das violações de direitos humanos praticados na Bahia durante o período da ditadura militar no Brasil.

Nesse primeiro evento da comissão, o representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Gilney Viana, declarou que na Bahia são 126 casos não resolvidos. “Eles peitaram o regime e pagaram seu preço. O preço da lista dos mortos desaparecidos, o preço daqueles que ficaram exilados, daqueles que foram banidos, daqueles que ficaram presos como nós, que foram intimados, perseguidos e jogados à clandestinidade”, disse.

A audiência pública contou também com a participação de representantes do Grupo Tortura Nunca Mais, Comitê Baiano da Verdade, universidades, estudiosos, historiadores que pesquisaram o período da ditadura Militar e entidades vinculadas aos direitos humanos.