fbpx

Instituto Neymar Jr entrega filtros em Salvador

INSTITUTO NEYMAR JR, TENYS PÉ BARUEL E WAVES FOR WATER ENTREGAM FILTROS EM SALVADOR

Instituto do craque brasileiro abraça sua primeira ação social e o Projeto Sede de Vencer distribuirá sistema de filtragem de água para comunidades brasileiras

Salvador acaba de receber o Projeto Sede de Vencer. Numa parceria inédita, o Instituto Neymar Jr, a ONG Waves for Water e Tenys Pé Baruel se juntaram para lançar uma solução simples e extremamente eficaz no combate à falta ou carência de água potável para comunidades de diversos estados brasileiros. O projeto é a primeira ação social a ser abraçada pelo Instituto que leva o nome do maior craque do futebol brasileiro da atualidade e será levado a cinco cidades que sediam jogos das Copas das Confederações.

Diferentes comunidades terão acesso à água potável e, no total, mais de 85 mil pessoas serão beneficiadas. Isso será possível graças à distribuição do sistema de filtragem da ONG Waves for Water. Em Salvador, os filtros serão doados à Casa de Caridade Esperança e Fé. A entrega aconteceu na sede da instituição e contou com a presença de representantes da Baruel, da Waves for Water e do Instituto Neymar Jr.

“Para mim, é a realização de um sonho poder ajudar tantas pessoas. Um dia eu fui ajudado e agora chegou a minha vez de retribuir. Trata-se da primeira ação do instituto que leva o meu nome e eu espero que seja o primeiro de muitos”, afirmou Neymar Jr durante o evento de lançamento do projeto em maio na cidade de Santos (SP).

Apesar de cobrir 70% do planeta, apenas 1% da água existente é adequada para consumo. Além disso, uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável. No Brasil, a falta de água de qualidade, expõe muitas comunidades a doenças. São essas pessoas que o Sede de Vencer vai impactar.

Com a consultoria do Instituto Brasil Solidário, que mapeou comunidades com problemas reais de acesso a água potável, o Projeto Sede de Vencer irá distribuir filtros nas cidades sedes da Copa das Confederações 2013: Brasília (DF), Salvador (BA), Caucaia (CE), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Como fase preliminar, alguns assentamentos rurais no município de Cajazeiras (PB), receberam os primeiros filtros. A Waves for Water, liderada pelo ex-surfista Jon Rose, é a responsável por capacitar as lideranças comunitárias na utilização do sistema de filtragem.

“Nós da Baruel estamos bastante honrados em nos juntar ao Instituto Neymar JR e a ONG Waves for Water na defesa desta causa tão nobre que é levar água limpa ao maior número de pessoas possível. Há mais de 120 anos atuando no mercado brasileiro, a Baruel dá o pontapé inicial no projeto Sede de Vencer e entra em campo com força total para ajudar no acesso a água potável.” afirma Daniel Tiraboschi, Diretor Executivo da Baruel.

Os filtros são portáteis, de fácil manuseio e eficazes, podendo fornecer água limpa para 100 pessoas por até 5 anos. O sistema de filtragem remove coliformes fecais e 99,9% das bactérias responsáveis por doenças como cólera, botulismo, febre tifoide, disenteria, salmonela, entre outras. Para utilizar, basta acoplar a mangueira do kit num balde e conectá-la ao filtro, que também serve como torneira. Com uma seringa é possível fazer uma retrolavagem no sistema.

A Loducca foi a responsável pela criação do projeto. Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca é o representante da Waves for Water no Brasil e apresentou ao INJR e à Baruel os filtros que podem fazer diferença para comunidades sem acesso à rede de abastecimento de água. “Faz parte do nosso trabalho juntar entidades, empresas e pessoas em torno de causas comuns,” diz Ketzer.

Para acompanhar o projeto de perto e assistir os vídeos acesse: http://facebook.com/TenysPeBaruel e http://sededevencer.com.

Sobre o Instituto Projeto Neymar Jr

O Instituto Projeto Neymar Jr. é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de cunho social. Quer contribuir na formação e na educação de famílias da comunidade da Praia Grande, promovendo a prática de atividades físicas e oferecendo acesso a cultura para milhares de pessoas. Mais do que beneficiar jovens, o Instituto Projeto Neymar Jr. acredita na importância de cuidar das famílias como um todo. Inicialmente a maior parte dos esforços será direcionada aos jovens com idades entre 7 e 14 anos. Os projetos do Instituto consistem na prática de esportes (futebol, vôlei, judo, natação, etc), desenvolvimento da leitura, da escrita, alfabetização de adultos, idiomas, música, dança, entre outras atividades.

Sobre a Waves for Water

A Waves for Water for criada com uma missão em mente: levar água limpa a todas as pessoas que precisam. A entidade providencia soluções para obtenção de água limpa ao redor do mundo por meio de projetos contínuos. Os voluntários da Waves for Water tiveram sucesso ao instalar diversos tipos de sistema de filtragem no Haiti, Indonésia, Bali, Paquistão, Ilhas Samoa e Chile. Cada um desses países está sendo usado como modelo de sucesso a ser aplicado mundo afora.

Sobre a Baruel

Com 121 anos de história, a Baruel é uma empresa do segmento de higiene e limpeza com o claro objetivo de promover o bem-estar de consumidores, através de produtos de qualidade a preços acessíveis. A Baruel é detentora das marcas Tenys Pé, líder absoluta em desodorantes para os pés e Sanix, de saneantes, além de atuar no segmento infantil com produtos das licenças Turma da Xuxinha e Disney Princesas. Ao longo dos anos cresceu e fortaleceu sua missão e cultura com valores que afirmam sua responsabilidade social.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP especializada em programas sociais voltados a comunidades desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A entidade realiza projetos de educação e desenvolvimento sustentável em todo Brasil com foco na leitura, saúde, educação ambiental e digital e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil com resultados e indicadores comprovados. Há cerca de quinze anos estima-se que o IBS beneficiou aproximadamente quatro milhões de pessoas. No projeto Sede de Vencer, o IBS é responsável pela escolha dos locais que serão beneficiados com cadastramento de famílias e realização de um trabalho de educação e conscientização sobre a importância da água no planeta. www.brasilsolidario.org.br