fbpx

Procurador do MPF é sucesso com música protesto

Procurador do MPF Mario Ghanna faz sucesso com música protesto

O single “Mãos ao alto” está concorrendo ao Grammy Latino e está com mais de 400 mil acessos no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=viblw860asQ

Mario Ghanna está em primeiro lugar na categoria Pop do Palco MP3: http://palcomp3.com/Marioghanna/

Mario Ghanna é um renomado Procurador da República em Joinville-SC, porém tem se destacado no meio musical com letras de protesto. Mario é cantor, compositor e guitarrista. É o tipo de músico flexível, que procura absorver influências das mais variadas fontes; essa originalidade gerou resultados. Mario Ghanna concorre esse ano ao Grammy Latino. Com o single: “Mãos ao alto”, que tem mensagem ácida e irônica sobre a impunidade no Brasil – perfeita para o momento atual – concorre em três categorias: gravação do ano, composição do ano e música do ano.

O músico polêmico mistura em suas composições ecos de rock, jazz, soul, blues, pop, samba, música clássica e MPB. O resultado dessa mistura soa interessante e revelador, já que Mario foi além e, com essa bagagem, conseguiu criar uma sonoridade própria, cujos pontos mais relevantes estão nos riffs dedilhados, na timbragem características dos instrumentos e nas levadas de black music que se misturam a arranjos e percussão tipicamente brasileira.

Além de “Mãos ao alto”, outras músicas com esse perfil podem ser ouvidas no primeiro disco que saiu no início de 2013. Batizado de Xadrez Urbano, esse projeto independente e autoral traz onze músicas. Entre os destaques, estão os singles “Mãos ao Alto” e “É Cedo”, que já são executados com êxito em rádios do sul de Minas, interior de São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina, Nordeste e Norte do Brasil.

 “O reconhecimento dos programadores das emissoras de rádio é fruto do meu trabalho de divulgação das músicas em redes sociais como a fanpage no Facebook e YouTube. Quando eles entram em contato, ofereço essas duas músicas como single, já que É Cedo tem um perfil mais romântico e Mãos ao Alto é um mpb/rock mais ácido. Assim, o radialista pode escolher a música que melhor se encaixa ao estilo da estação”, conta Mario.
No Facebook são milhares de seguidores e mais de 5 milhões de visualizações de sua página, enquanto no youtube seus vídeos tiveram cerca de meio milhão de visualizações, com destaque para Mãos ao Alto, com 400 mil views.
“Mão ao alto tem uma letra muito contundente, quase um desabafo pessoal. Acredito que, por conta dessa característica, ela acabou se transformando num viral na internet”

, avalia Mario. “E uma nova versão da música ´É cedo´, com percussão de pandeiro e surdo, foi disponibilizada há pouco tempo. Em poucos dias, já deu para perceber que a galera gostou demais, pois já tem mais de 30 mil visualizações. É só fazer chegar nos ouvidos da galera, agora.”, confirma Mario.

A divulgação em redes sociais também renderam para o Mario um contrato de dois anos com a gravadora a Miceli Records, que se encarregará de lançar e divulgar o trabalho do Mario. Mas, apesar do primeiro disco ter sido lançado há pouco tempo, o cantor já prepara material inédito ainda para esse ano. Novamente associado ao produtor Marcos Parreira “Bocão” (que já trabalhou com BB King, Ed Motta, Ivete Sangalo, entre outros), Mario pretende soltar 11 novas músicas em 2013. Minha Sorte, Se ela sorrir e – a já mencionada – versão acústica de É Cedo foram lançadas. “Ainda sairão mais três músicas autorais e cinco versões. Primeiramente, essas faixas serão lançadas digitalmente e só depois pensarei se elas sairão fisicamente, em um disco”, comenta Mario.

Todas essas canções já foram disponibilizadas para audição e download gratuito no site www.marioghanna.com.br, no iTunes, soundcloud e no palcomp3.

Mario está em primeiro lugar na categoria pop do Palco MP3

http://palcomp3.com/Marioghanna/

 

Biografia Mario Ghanna

Mario Ghanna é cantor, compositor e guitarrista. Quando começou a estudar violão, aos 12, deu preferência à música popular. Porém, aos 15, Mario resolveu se aprofundar e passou a estudar música clássica. Essa fase erudita durou três anos e foi interrompida pelo ingresso de Mario na faculdade de direito. “Quando prestei vestibular, pensei em cursar música. Porém, de última hora, resolvi tentar a carreira jurídica, que era uma outra paixão em minha vida. Durante o curso, levei a música como um hobby e comecei a explorar outros estilos. Aprendi a tocar cavaquinho e enveredei pelo chorinho e rodas de samba”, recorda Mario.

Já formado, passou a tentar atingir seu sonho dentro da área jurídica, e acabou se tornando Procurador da República, tendo tomado posse em 2005. Em 2007 o cantor passou uma temporada em Nova Iorque, onde começou a frequentar clubes de blues, jazz, funk e soul. Foi nesse ambiente musicalmente rico que Mario mergulhou em novas influências, cursando, além disso tudo, um ano e meio de cursos de extensão em Berklee, faculdade de Música de Boston.

Na volta ao Brasil, montou um trio de blues, que tocava clássicos de gente como Eric Clapton, BB King, Buddy Guy, entre outros. Toda essa disciplina e bagagem resultaram no disco Xadrez Urbano e nas novas músicas que Mario tem lançado digitalmente. E engana-se quem pensa que está satisfeito apenas com essas influências. Inquieto, o cantor está sempre em busca da sonoridade perfeita.