fbpx

Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em Conquista

Unidades de Saúde vão realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav) e da Diretoria de Atenção Básica, disponibilizará em todas as Unidades de Saúde do Município o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. A ação é uma estratégia da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, para assistência às gestantes.

Para a realização do teste de forma adequada, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, o Caav está realizando neste mês de julho uma capacitação para os profissionais de nível superior das unidades de saúde, com carga horária de 24 horas. A formação é coordenada pela bioquímica Teresa Moraes, multiplicadora do teste rápido pelo Ministério da Saúde em Vitória da Conquista.

Teresa Moraes

O teste rápido foi implantado pelo Ministério da Saúde em 2007, e em Vitória da Conquista ele é realizado no Caav e nas quatro maternidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agora será expandido por meio da Rede Cegonha para as unidades de saúde.  “O objetivo do teste rápido é dar maior resolutividade para o atendimento à gestante, fazendo uma triagem que possa identificar mais precocemente doenças que a mãe pode passar para o seu filho durante a gestação ou parto, se não tratadas adequadamente”, explica Teresa Moraes.

Atualmente, todas as unidades já realizam o teste de forma convencional, com coleta de amostras de sangue que são encaminhadas para o laboratório do Caav. O teste rápido será feito em todas as gestantes, principalmente naquelas que chagarem à Unidade de Saúde com a gravidez avançada, próxima ao parto.

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família de José Gonçalves, Rosangela Vasconcelos, acredita que o teste realizado na unidade, principalmente na zona rural, aumentará a resolutividade da Atenção Básica. “Com o teste, a população terá acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, o que possibilitará uma melhor qualidade de vida”, explica.

Fique sabendo: Para fazer o teste de HIV e sífilis não é preciso de encaminhamento médico, basta se dirigir ao Caav, que fica localizado na Praça João Gonçalves, s/nº, Centro, e participar da palestra de aconselhamento de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, ou, às 13h. O teste é sigiloso e o resultado fica pronto entre 15 a 20 dias.