fbpx

Mostrinha de Cinema Infantil deVitória da Conquista

4ª Mostrinha de Cinema Infantil deVitória da Conquista acontece entre os dias 7 a 11 de outubro

A programação especial contará com a exibição de 21 filmes brasileiros, júri infantil e oficinas audiovisuais

A Semana da Criança será especial em Vitória da Conquista. Entre os dias 7 a 11 de outubro, o município sediará a 4ª edição da Mostrinha de Cinema Infantil. Consolidada no calendário educacional e cultural do município, a Mostrinha contará com uma programação especial e diversificada proporcionando conhecimento, diversão e despertando entre os alunos da rede municipal de ensino a paixão pela sétima arte.

Neste ano, a 4ª edição da Mostrinha contará com um público estimado em 3.000 crianças, entre 4 e 12 anos, de escolas e creches municipais. As sessões de cinema acontecerão no Teatro Glauber Rocha da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Serão realizadas dez sessões de cinema de filmes de curtas-metragens brasileiros.

As exibições acontecem com a proposta de divulgar a produção cinematográfica infantojuvenil e possibilitar o acesso às obras que não estão no circuito comercial. Também ocorrem com o intuito de formar público para o cinema brasileiro. Para reforçar esse compromisso, serão exibidos durante a Mostrinha deste ano um total de 21 filmes produzidos em diversos estados do país.

Além das exibições, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino também participarão de quatro oficinas audiovisuais que possibilitarão conhecimento teórico e prático sobre fotografia, animação, produção de vídeo, captação de som e criação de bonecos. No total, serão disponibilizadas 70 vagas. Os trabalhos audiovisuais resultantes das oficinas serão divulgados durante as sessões de exibição do evento.

Convidados especiais – Neste ano, a curadoria da 4ª Mostrinha de Cinema Infantil será feita novamente pela educadora, escritora e fundadora do Cineduc (Cinema e Educação), Marialva Monteiro. Haverá ainda, a participação especial de um júri infantil composto por crianças das escolas públicas municipais e presidido por um ator mirim convidado.

Cinema para toda geração – A relevância da sétima arte para crianças e para o cenário cultural do país já faz com que a Mostrinha esteja no circuito das mostras e festivais audiovisuais infantojuvenis da Bahia e do Brasil. O evento disponibiliza para crianças o acesso a uma produção audiovisual de qualidade e faz parte de um conjunto de ações promovidas em Vitória da Conquista para iniciação e formação cultural por meio do cinema e do audiovisual.

Realização – A Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista acontece desde outubro de 2010. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.