Pac 2: Mais de 39 mil pessoas beneficiadas com obras

Obras de infraestrutura financiadas pelo PAC 2 beneficiarão mais de 39 mil pessoas

Por meio de convênio com o Governo Federal, a Prefeitura pavimenta ruas e avenidas de vários loteamentos da cidade

As obras de pavimentação financiadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), estão sendo executadas pela Prefeitura em vários pontos da área urbana de Vitória da Conquista. São três contratos que estão em vigor e somam mais de R$ 27 milhões, entre repasses federais e contrapartidas do município. Mais de 39 mil pessoas serão beneficiadas pelas melhorias provenientes do asfalto.

No Loteamento Vila América, bairro Boa Vista, a pavimentação está sendo levada a 17 vias, das quais 14 já receberam os serviços de rebaixamento de rede, drenagem e terraplanagem – etapas indispensáveis antes de finalmente iniciar a fase de imprimação e, finalmente, a aplicação do asfalto.

Silvana Santos

A moradora Silvana Santos, observava de sua janela, na tarde dessa quinta-feira, 5, o trabalho das máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), que executavam a terraplanagem nas ruas Tibiriçá e Santos Dumont. “Está muito bom, maravilhoso”, disse.

Hélio Via

Para o genro de Silvana, Hélio Viana, trata-se de “um trabalho muito importante para o bairro, pois vai trazer muitas melhorias”.

‘Na hora certa’ – No Loteamento Senhorinha Cairo, das 48 vias inscritas no contrato do PAC 2, nada menos que 36 já estão completamente pavimentadas. O padeiro João Batista Lima, que mora há 35 anos na esquina entre a Avenida Botafogo e a Rua Gildásio Cairo, mostrou-se satisfeito com o andamento das obras. Na tarde do dia 5, as máquinas operavam no serviço de rebaixamento de rede do local. “Estou gostando muito do serviço que estão fazendo. Nós precisávamos disto aqui. Vai beneficiar para nós e melhorar o comércio”, contou.

João Batista Lima

Quem também pensa dessa forma é o comerciante Antônio Dias, filho do proprietário de um supermercado que fica em outra esquina das mesmas vias. “Graças a Deus, esse trabalho chegou na hora certa, estávamos precisando. O movimento aqui vai melhorar muito, se Deus quiser”, disse.

Antônio Dias

Outros loteamentos – O contrato do PAC 2, do qual faz parte o Senhorinha Cairo, inclui ainda os loteamentos Terras do Remanso, Cidade Maravilhosa e Sobradinho, nos quais as obras também continuam em andamento. Somados, os três representam quase cinquenta ruas e avenidas que estão em obras.

No Terras do Remanso, a drenagem já foi concluída em 500 metros de vias. No Cidade Maravilhosa, três ruas já passaram por rebaixamentos de rede, para, posteriormente, passarem por terraplanagem e pavimentação. E, no Sobradinho, a drenagem está pronta em 480 metros de vias. No Loteamento Morada Real, cujo contrato contempla 16 vias, 400 metros de drenagem já foram concluídos.