fbpx

Pedrinhas e Coveima I: ação social com direito a desfile

E.M.Antônia Cavalcanti Silva

A participação e o interesse dos pais no dia a dia escolar podem estimular positivamente o desenvolvimento dos seus filhos. Por esse motivo, cada vez mais as escolas municipais têm buscado integrar a família no ambiente escolar, de forma a garantir uma maior participação dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes.

Gerlane Teixeira

Nesta sexta-feira, 27, a Escola Municipal Antônia Cavalcanti Silva, localizada no bairro Pedrinhas, desenvolveu uma ação social na escola, envolvendo alunos e comunidade.

Quem foi prestigiar o evento pôde assistir às palestras oferecidas pelas secretarias municipais de Saúde, do Meio Ambiente e do Centro de Referência da Mulher, a exibição de filmes, ter acesso aos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, além de receber orientação jurídica e participar de oficinas de leitura, de jogos, de pintura facial e de momentos culturais, como a apresentação de grupos de percussão, karatê e coral.

E.M.Antônia Cavalcanti Silva

Para a diretora da Escola Municipal Antônia Cavalcanti Silva, Gerlane Teixeira, o momento faz parte de um projeto desenvolvido com os 256 alunos do ensino fundamental I da unidade escolar.

Gilmara

“No começo do ano, demos início a um projeto sobre Meio Ambiente, e a Ação Social faz parte de uma série de atividades que tem como objetivo trazer a comunidade para dentro da escola, uma vez que achamos que a cidadania é construída em parceria”, explicou.

Os dois filhos de Gilmara Egídia, Vanessa de 10 anos e Iago de 8, estudam na escola. Para as mães dos estudantes que fizeram questão de participar das atividades, o momento é muito importante para a educação dos seus filhos. “Esse tipo de trabalho faz com que eles aprendam mais, de uma forma bastante divertida. E nós, pais, passamos a ter uma convivência melhor com os professores e com nossos próprios filhos”, disse.

E.M.Maria Santana

Já a Escola Municipal Maria Santana promoveu, no bairro Coveima I, um desfile com os alunos atendidos pela unidade. A ação teve o propósito de apresentar à comunidade as atividades e os projetos desenvolvidos pela escola no primeiro semestre do ano letivo.

Os alunos encantaram a comunidade do bairro Coveima I, com presentação dos projetos Sala de Leitura, Mais Educação, Escola Mais, Roda de Alfabetização, Eu não pratico Bulling, Palavras Cantadas, Vividas e Sonhadas, Folclore no Meu Brasil e Educar é!, entre outros.

A escola conta, ainda, com uma Sala de Recursos Multifuncionais, que tem o objetivo de atender as necessidades educativas dos alunos com deficiência no sistema regular de ensino, que também foi representada no desfile.


E.M.Maria Santana

Iza Maria Azevedo

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maria Santana, Iza Maria Azevedo, é muito importante mostrar à comunidade o trabalho da escola.

“É importante darmos um retorno à comunidade sobre a prática pedagógica da escola, para que ela perceba a necessidade de estar presente na vida escolar das crianças. Sem contar que é um movimento artístico e estético, que concede a cada criança a alegria de estar desfilando”, afirmou.

Renata Lira e Bruna