fbpx

TJBA inscreve voluntários

Uma das principais tarefas da Semana Nacional de Conciliação (SNC) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) é promover o movimento pela conciliação em toda a sociedade. Desta forma, a participação dos cidadãos não é importante apenas enquanto partes num processo, mas também como voluntários que ajudam a fortalecer o ideal da resolução autocompositiva de conflitos.

Ao longo dos dez dias de SNC do ano passado, 2.168 colaboradores voluntários auxiliaram nas audiências e nos trabalhos das unidades judiciais. Destes, 822 eram estudantes de Direito inscritos por instituições de ensino superior baianas e até mesmo de outros estados que puderam aprender na prática como funcionam os juizados, varas e cartórios.

Além disso, participar da SNC enquanto voluntário é simples e traz vantagens tanto ao Poder Judiciário quanto ao cidadão. Em 2012, mais de 1.200 certificados de participação foram emitidos, com cargas horárias que variam de quatro horas, o mínimo permitido, até 80 horas.

Para a SNC 2013, que será realizada de 25 de novembro a 6 de dezembro, mais de 60 pessoas já se inscreveram para prestar serviços voluntários durante a iniciativa. Advogados, estudantes de Direito e de outros cursos e outros cidadãos interessados em participar podem se inscrever pelo portal do Núcleo Integrado de Conciliação (NIC) do TJBA.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Texto: Lucas Dantas – Agência TJBA de Notícias