fbpx

Vitória da Conquista sedia 2º Campeonato Baiano de Apartação

2º Campeonato Baiano de
Apartação
 
O Centro de Treinamento Dallas Ranch, na Fazenda Avinor, será palco da competição
Com a expansão da prática de treinamento de cavalos em Vitória da Conquista, o município sedia, entre os dias 13 e 15 de setembro, a primeira etapa do 2º Campeonato Baiano de Apartação. O evento acontece no Centro de Treinamentos Dallas Ranch, na Fazenda Avinor, com objetivo de reunir apreciadores, competidores e criadores de cavalos de várias partes do Brasil.
A apartação é um tipo de competição equestre com origem norte-americana. A disputa envolve um confronto entre cavalo e boi, sem que haja o contato físico entre os animais. A prática surgiu nos ranchos dos Estados Unidos, onde os animais eram apartados do rebanho para serem tratados ou alimentados, com o auxílio de cavalos treinados. Foi assim que os peões começaram a observar que essa atividade rotineira poderia se transformar numa competição, surgindo daí as provas de apartação. No que diz respeito ao esporte, a prática é bastante positiva. Segundo Fernando Santos, competidor, o exercício da apartação pode ser um incentivo a outras modalidades equestres. “Animais iniciados em apartação podem ser treinados em outras modalidades, pois a prática dá base, e o tipo de animal, o quarto de milha, é muito versátil”, explica.
No Brasil, destaca-se o estado de São Paulo, que já é pioneiro em provas de apartação, seguido de Minas Gerais e Paraná, regiões em que a modalidade vem crescendo, e, mais recentemente, a Bahia, com dois núcleos de competidores, um em Salvador e outro em Vitória da Conquista. Nesta primeira etapa do Campeonato serão realizados o Curso de Apartação, com Aroldo Marcelino, e as provas das categorias Principiante, Amador, Master, Non-pró e Aberta. O 2º Campeonato Baiano de Apartação é uma realização da Associação Nacional do Cavalo de Apartação e do Dallas Ranch, com apoio da Avinor.
Centro de Treinamento Dallas RanchO Centro de Treinamento
O Dallas Ranch é um centro de treinamento especializado na doma e adestramento de cavalos para a prova de apartação e outras modalidades, tais como team pening, tambor e baliza. No Centro, o animal também recebe todos os cuidados necessários em alimentação, hotelarias (baias), higiene, assistências veterinária e de treinadores. Em uma estrutura apropriada e moderna, o treinamento é diário e adaptado para cada modalidade.
O cavalo recebe treinamento em pista, com bois e simuladores, conta com a estrutura de piquetes e redondel elétrico, para condicionamento e preparação física. “Com o surgimento dos centros de treinamento, apaixonados e apreciadores de cavalo podem ter o animal e não se preocuparem diretamente com os cuidados”, explica Nailton Araújo, proprietário do Dallas Ranch e competidor.
O Dallas Ranch está sediado na Fazenda Avinor, a menos de 10 km do centro de Vitória da Conquista. A programação do 2ª Campeonato Baiano de Apartação e outras informações podem ser consultadas no site www.dallasranch.com.br.
Dallas Ranch