fbpx

“As sete faces de Vinicius de Morais”

Numa sociedade arrancada de sua memória pela amplitude das mudanças, pela aceleração da vida e pelo processo da mundialização urge envolver a instituição de ensino, seus docentes e discentes em atividades humanísticas e socioculturais profícuas. Pois o conhecimento advindo do ensino, da pesquisa e da extensão que se deixe permear pela criação cultural e pela preservação da memória é instrumento revolucionário na construção de mentes abertas e questionadoras capazes de transformar a realidade, o hoje, e melhorar o meio em que se vive.

Por este ângulo, a Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR, além dos objetivos básicos de aprimoramento do ensino superior, busca concorrer, num horizonte mais largo, para o bem-estar da comunidade regional, através de ações culturais amplas e o estabelecimento de programas voltados para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacionais.

E, por se tratar de um ano em que se comemora o centenário de Vinícius de Moraes, uma homenagem a esse nome e ao movimento que revolucionou a música (Bossa Nova) brasileira seriam bem-vindos, uma vez que, atividades culturais envolvendo tais temas propiciarão desenvolvimento cognitivo do alunado, além de prepará-lo para eventuais abordagens sobre este conjunto temático no ENADE.

Sendo assim, a FAINOR lança a segunda edição da SEMANA CULTURAL com o tema: As Sete Faces de Vinícius: Vinícius e o Amor; Vinícius e as Mulheres; Vinícius e o Social;Vinícius e o Itamaraty;Vinícius e a Bossa Nova;Vinícius e as Parcerias;Vinícius e a Família;

Desta forma, o envolvimento dos estudantes em projetos socioculturais cumpre o ofício de desenvolver a cultura da sensibilidade e da solidariedade e de promover a inclusão social em seus mais variados níveis. Há expressivos benefícios sociais e educacionais resultantes da experiência, tais como o desenvolvimento do senso crítico, o fortalecimento da criação cultural e da preservação da memória como instrumentos de identidade individual e coletiva e o desenvolvimento do humanismo no seio acadêmico e na comunidade externa.

A Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR, além dos objetivos básicos de aprimoramento do ensino superior, busca concorrer, num horizonte mais largo, para o bem-estar da comunidade regional, através de ações culturais amplas e o estabelecimento de programas voltados para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacionais. Sendo assim, a instituição lança a segunda edição da SEMANA CULTURAL- FAINOR com o tema: As Sete Faces de Vinícius: Vinícius e o Amor; Vinícius e as Mulheres; Vinícius e o Social; Vinícius e o Itamaraty;Vinícius e a Bossa Nova;Vinícius e as Parcerias;Vinícius e a Família;

A semana acontece nesta terça-feira, 29, 30 e 31 de outubro de 2013, no Auditório da Faculdade, obedecendo a seguinte programação: Dia 29-Abertura: Horário: 20:20h, Dia 30-Horários:8:50h, 14:50h e 20:20h, Dia 31- Horários:8:50h, 14:50h e 20:20h.

O evento conta com a participação dos alunos iniciantes do 1º semestre de todos os 13 cursos, em funcionamento da FAINOR. As apresentações acontecerão durante os três dias, no intervalo dos três períodos (matutino vespertino e noturno). Nesta ocasião, as turmas apresentarão peças teatrais, saraus, músicas, banners, etc.

Texto: Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar – Coordenadora de atividades socioculturais da FAINOR