fbpx

Premiadíssimo “O Valor de Um Sonho”

O filme “Valor de um Sonho”, rodado na terra de Glauber Rocha, foi o mais premiado na noite de sábado (26) no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Primeiro Festival de Cinema Cristão. O filme concorreu a 10 categorias, e ganhou, em primeiro lugar, como melhor longa metragem, melhor ator (Thiago Prado), melhor atriz (Lara Valim) e ficou para Daniel Silva o prêmio de melhor diretor.

Para Wal Cordeiro, que trabalhou como produtor executivo, “Essa é uma vitória de todos que acreditaram no poder do voluntariado e fizeram dos diversos “nãos” recebidos dos governantes que não investiram no projeto uma motivação maior, quando sem recursos necessários arregaçaram as mangas e fizeram das dificuldades o combustível necessário para realizar o sonho.”

Ganhador de 07 prêmios no 1º Festival de Cinema Cristão, filme conquistense, gravado na terra de Glauber Rocha, se destaca no cenário nacional e desperta novos talentos no Brasil.

Saiba como tudo aconteceu:

Após dois anos de gravação e muito trabalho (sem os recursos necessários), o primeiro filme longa metragem gravado em Vitória da Conquista, com a participação de voluntários, foi apresentado ao público conquistense nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 2013 no Centro de Cultura, com a casa lotada durante todas as noites.

“ O valor de um Sonho “, com a duração de 01h:43min, conta a história de Joca, um jovem sonhador, filho de agricultores pobres de uma pacata cidade da Chapada Diamantina (Piatã), que resolve se mudar para uma cidade grande (Vitória da Conquista), com o intuito de alcançar os seus objetivos, deixando para trás a sua família e amigos, para tentar a vida e enfrentar desafios inesperados pelo caminho. O filme promete mexer com as emoções do público, pois a cada momento revela situações inesperadas, que tem a ver com a história de milhões de brasileiros.

Para Daniel Silva – Prêmio de melhor diretor, cineasta jovem conquistense, diretor do filme, que já produziu vários documentários na Índia, Afeganistão e Brasil: “Esse é um momento histórico para o cinema nacional, pois estamos resgatando a importância do voluntariado através da sétima arte, e provamos que é possível realizar um sonho sem recursos externos, pois quando fizemos o orçamento do filme que ficava em mais de 02 milhões de reais, aceitamos o desafio de fazer tudo sem o dinheiro, trabalhando com voluntários, entre atores e diretores. As locações e equipamentos, conseguimos através de parcerias com empresários da cidade, no final de tudo o custo total do filme ficou em torno de 70 mil reais”, afirma.

O diretor de fotografias, Júlio César – ganhador de melhor fotografia, comenta a sua grande emoção em ver, finalmente, a conclusão do trabalho: “ O Valor de um Sonho é como uma criança que nasceu num parto delicado, mas nasceu saudável e bonita. Pois muitas pessoas não acreditavam que chegaríamos a fim, principalmente por causa da falta de recursos, mas isso foi motivo de nos animar a continuar, pois o filme aborda um tema atual “sonhos e propósitos, muitos vão ficar surpresos como projeto”, afirma Júlio.

Gravações em Piatã, na Chapada Diamantina

As categorias que o longa metragem conquistense venceu foram:- Melhor Ator = Thiago Prado- Melhor Atriz = Lara Valim

– Melhor roteiro

– Melhor fotografia

– Melhor trilha sonora

– melhor Diretor = Daniel Silva

– Melhor Filme Longa metragem.

Para quem não assistiu ao filme, vale a pena conferir na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=XJZQcXVsF6w