fbpx

Salvador tem cinco academias irregulares fechadas

Cinco indivíduos sem registro no Conselho Regional de Educação Física –  CREF13-BA/SE, foram encaminhados a Delegacia de Defesa do Consumidor – DECON, após serem flagrados no exercício ilegal da profissão de Educação Física durante a Operação Apolo, realizada nessa terça-feira, 29, em Salvador. A ação averiguou as condições de funcionamento das academias de ginástica de Salvador e foi realizada conjuntamente, entre o CREF13-BA/SE, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Sucom e Procon.

Seis (06) dos dez (10) estabelecimentos fiscalizados foram notificados e interditados pela Sucom, por apresentarem algum tipo de irregularidade. Batizada de Apolo, a operação identificou instalações e equipamentos em condições inadequadas e se deparou com a ausência de profissionais registrados no CREF13-BA/SE. Todos os identificados foram encaminhados a Delegacia. As academias irregulares terão que se adequar às exigências dos órgãos fiscalizadores para serem reabertas. “A ação de hoje foi à pioneira, pois a Operação Conjunta será intensificada na capital e na Região Metropolitana, visando o verão, época que aumenta a frequência de alunos nesses estabelecimentos”, ressaltou a Delegada, Carla Santos Ramos, Titular da Decon.

Mais trinta (30) profissionais, entre policiais e fiscais, participaram da operação conjunta, realizada nos bairros de Brotas, Santa Cruz, Canela, Federação, Iguatemi, Campo Grande, Ondina, Garcia, Graça e Rio Vermelho. Estiveram à frente da operação: o Supervisor do Departamento de Fiscalização do CREF13-BA/SE, Jehorvan Carvalho de Melo, a Delegada, Carla Santos Ramos, Titular da Decon, o representante do Procon, Guilherme Morais, e a representante da Sucom, Anna Kelly Marques.

 Interditadas pela Sucom, as academias Iran Borges, na Federação, La Ve Fitness, na Vasco da Gama, Evans, no Garcia, Blue Life, em Brotas, e Jaguar e Power Jump, ambas no bairro de Santa Cruz, funcionavam precariamente, sem profissionais capacitados e pondo em risco a saúde e a integridade física dos clientes, com equipamentos obsoletos e danificados. Também não dispunham de Alvará de Funcionamento e nem cópias do Código de Defesa do Consumidor à disposição do público, além de não exibirem, em local visível, os preços cobrados pelos serviços oferecidos.

Os representantes das academias irregulares, assim como os indivíduos pegos no exercício ilegal da profissão, foram conduzidos à Decon, na Rua Carlos Gomes. Eles foram ouvidos e liberados. “Dependendo da natureza da infração, eles poderão ser indiciados em inquérito policial por crime contra a relação de consumo, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão”, afirmou a Delegada Carla Ramos.

As academias Tony Granjo, Body Tech, Compasso e Autoridade do Esporte foram os outros quatro (04) estabelecimentos fiscalizados durante a ação. A Delegada Carla Ramos orienta o consumidor a denunciar qualquer academia de ginástica que esteja funcionando sem as condições necessárias para o atendimento ao público. “Equipamentos em bom estado de conservação, profissionais formados em Educação Física com Registro Profissional no CREF, instalações adequadas e higiene são requisitos que devem ser observados pelos clientes ao se matricularem numa academia”, afirmou a Titular da Decon, que recebe denúncias por meio do telefone 3117-6866.