fbpx

Bandas e Fanfarras alegram aniversário da cidade


Em comemoração do aniversário de Vitória da Conquista diversas atividades foram realizadas nesse sábado, 9, em vários lugares da cidade, como a Praça da Juventude. Quem passou por lá, à tarde, teve a oportunidade de ver as apresentações de bandas e fanfarras de Vitória da Conquista e de cidades vizinhas. Foi o I Encontro de Bandas e Fanfarras que passa, a partir desse momento, a fazer parte das programações dos próximos anos do aniversário da cidade.

Gildelson Felício, secretário de Cultura

E a tendência, segundo o secretário de Cultura, Gildelson Felício, é ampliar o número de apresentações a cada ano. “Pensamos nesse encontro porque Conquista tem um grande potencial nessa área, pelo trabalho desenvolvido pelas escolas estaduais, municipais e particulares que já é uma tradição do desfile de 7 de Setembro. Ano que vem, pretendemos trazer um número maior de fanfarras de outras cidades para valorizar ainda mais o evento”, afirmou o secretário de Cultura, Gildelson Felício.

O evento teve início com a Banda da Polícia Militar com a execução do Hino Nacional. O regente da banda criada desde 1984, o subtenente Dutra, aproveitou o momento para parabenizar a cidade pelos seus 173 anos. “Pela manhã, participamos da abertura da solenidade do aniversário da cidade e agora mais uma vez estamos tendo a oportunidade de festejar essa data tão importante para Vitória da Conquista. É um prazer para todos nós participar de um encontro que promove a interação entre diversos músicos e a população”, disse.

Em seguida, foi a vez da Filarmônica Maestro Vasconcelos, cuja finalidade é alfabetizar e aprimorar a cultura intelectual, estimulando a literatura, a música, a poesia e o teatro. Já o Grupo Tocando em Frente, do projeto Escola Mais, composto por estudantes das Escolas Municipais Raimundo Bahia Nova e Edivanda Maria Teixeira, foi o terceiro a se apresentar.

Carlinhos Broa

Cinquenta estudantes da rede municipal animaram o público com a sua percussão, sob a regência do formador Carlinhos Broa. O projeto, desenvolvido nas escolas urbanas e rurais do município, atende em média 15 mil estudantes do Ciclo I e II. “O trabalho que desenvolvemos nas escolas é de extrema importância para a educação e o crescimento dos nossos alunos. Ao total são 192 profissionais, sendo 12 de percussão. Os meninos se superam a cada dia, tanto que já estamos fazendo apresentações em outras cidades”, contou o regente.



As escolas estaduais também marcaram presença. O Colégio Fernando Spínola se apresentou com 44 estudantes, acompanhados pelo regente Pedro Albert. Depois foi a vez do Instituto de Educação Euclides Dantas com 60 estudantes, regidos por Ananias Pereira e Leandro Oliveira. Para fechar as atividades da tarde, as fanfarras de Brumado, Campeã Estadual de Fanfarras, e de Tanhaçú se apresentaram.

Laide Santos

Laide Santos aproveitou o evento acompanhada pelos filhos, Raissa, 7 anos, e Isaac, 10 anos. “Isso é ótimo. As apresentações foram maravilhosas, principalmente, por acontecerem num espaço amplo e agradável, onde as crianças se divertem e ainda podem apreciar exibições como essas”.

Célia Santos

Célia Santos também fez questão de trazer os filhos, Gustavo, 2 anos, e Michele, 11 anos, para comemorar o aniversário da cidade. “Essa é uma data muito especial para a nossa cidade e fico muito feliz de podermos comemorar com um evento tão especial. Gostei muito e as crianças também”, disse.

Vitório dos Santos

O aposentado Vitório dos Santos, 73 anos, destacou o crescimento da cidade ao longo dos anos. “Moro aqui em Vitória da Conquista há 23 anos e desde então a cidade tem se desenvolvido muito. Fico muito satisfeito em ver as coisas melhorarem dessa forma e espero que continue assim, crescendo cada dia mais”.