Equipe técnica do MEC visita Hospital Esaú Matos e Caps IA

A proposta da visita é avaliar a implantação de novas residências médicas no município

Vitória da Conquista é referência no estado da Bahia por contribuir significativamente na formação de profissionais da área de saúde. Isso ocorre por meio das residências médicas municipais em Pediatria, Obstetrícia e Anestesiologia. Por ser destaque em todo estado na oferta desse serviço, uma equipe formada por professores do Ministério da Educação (MEC) acaba de realizar visita técnica  no Hospital Esaú Matos para avaliar a possibilidade de ampliar a oferta de novas residências médicas no município.

A equipe visitou o Hospital Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista – FSVC. A unidade é referência tanto no atendimento pediátrico, no neonatal e na gestação de alto risco quanto na especialização dos profissionais de saúde. Outro ponto de destaque foi a visita ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) e o encontro com os nove médicos residentes que têm encontrado no município o espaço ideal para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

A visita técnica dos representantes do MEC é um dos primeiros passos, junto com a elaboração de um relatório, para a avaliação da possibilidade de implantação em Vitória da Conquista de residências médicas em Neonatologia e Psiquiatria. Caso seja aprovada, os profissionais de saúde do município terão novas oportunidades na oferta de especialização médica na área de pediatria e saúde mental.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, a ampliação das residências acarretará em importantes benefícios para o município, sobretudo, por contribuir para a ampliação da Rede de Saúde Mental. A gestora destacou ainda o balanço da avaliação técnica. “Foi uma visita muito positiva, pois os professores do MEC saíram muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito na casa”.