fbpx

Evento Conquista Azul: prevenção ao diabetes e ao câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado à prevenção do diabetes (14 de novembro) e do câncer de próstata (17 de novembro). Como a cor que representa as duas datas é o azul, a Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Instituto Iretina, realiza a ação Conquista Azul, no dia 11 de novembro, das 9h às 14h, na Praça 9 de Novembro.

Durante o evento, serão ofertados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações sobre nutrição e exercícios físicos e avaliação oftalmológica com a equipe voluntária do Instituto Iretina.

O objetivo do evento é orientar a população para importância de se prevenir o diabetes, doença progressiva que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos dos olhos. Pessoas que têm diabetes apresentam um risco 25 vezes maior de perder a visão do que as demais. “Toda pessoa com diabetes desenvolverá a retinopatia, que pode levar a perda da visão. Tratar a doença em seu estágio inicial é a melhor forma de combater a cegueira”, explica o diretor do Instituto Iretina, o retinólogo Jorge Rocha.

Na oportunidade, também será realizada orientação para prevenção ao câncer de próstata, que no Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Em 2012, foram registrados no país mais de 60 mil casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o exame de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Além da atividade na praça, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo ações de prevenção ao diabetes e ao câncer de próstata em todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural durante todo mês de novembro.