Semana de Conciliação começa no Judiciário baiano

A partir desta segunda-feira, 25, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) sai na frente e se antecipa à Semana Nacional de Conciliação (SNC). Este ano, 35 mil processos já foram pautados. As audiências vão até o dia 6 de dezembro.

Nesta edição da SNC, o Tribunal de Justiça conta com 550 voluntários, além de 180 juízes leigos e 268 conciliadores. Ao fim das audiências, a expectativa é que o TJBA ultrapasse a marca histórica de 100 mil acordos firmados desde o primeiro ano da iniciativa (2007).

Durante todo o ano, dezenas de unidades de diversas comarcas do Judiciário baiano realizaram mutirões de conciliação. Nos meses de outubro e novembro, foram mais de 250 audiências agendadas para a 23ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais e os Juizados Especiais de Defesa do Consumidor.

Em setembro deste ano, o Judiciário baiano realizou workshop preparatório para a SNC. Representantes de escritórios de advocacia, empresas varejistas, operadoras de telefonia, instituições financeiras e de ensino, além de magistrados, servidores e cidadãos participaram do evento. Representantes de importantes órgãos que promovem o movimento pela conciliação, levaram temas e diretrizes sobre a SNC para o público presente.

Conciliar é para o Poder Judiciário um importante instrumento de pacificação social, que auxilia na desjudicialização, contribuindo para a redução do acervo processual do Judiciário. Na SNC 2012, o TJBA atendeu 145 mil pessoas em todo o estado, promovendo acordos que movimentaram mais de R$37 milhões.

Texto: Laís Nascimento – Agência TJBA de Notícias