fbpx

Alunos do PRONATEC recebem certificação

Participantes dos cursos de libras, auxiliar de pessoal, vendedor, cadista para construção civil, auxiliar administrativo e mecânico de máquinas industriais comemoraram mais uma conquista na noite dessa sexta-feira, 29, a conclusão dos cursos e as novas possibilidades profissionais que isso trará. A cerimônia de certificação dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), aconteceu no auditório do Colégio Abdias Menezes.


Coordenadora do Pronatec/Acessuas, Carla Santana

A coordenadora do Pronatec/Acessuas, Carla Santana, emocionou-se com os estudantes que alcançaram um importante passo na qualificação profissional. “Nós fizemos um trabalho voltado para os centros de Referência em Assistência Social e tivemos sucesso em nosso projeto porque a maioria das pessoas que saíram dos cursos já estão inseridas no mercado de trabalho, atingindo as expectativas do programa”, declarou.

Danilo Moreira

O supervisor geral do programa, Danilo Moreira, representando o Instituto Federal da Bahia, parabenizou os estudantes pela conclusão dos cursos. “Nós sabemos que todos têm dificuldades, mas vocês superaram de forma disciplinada. O mercado tem lugar para pessoas disciplinadas, que têm um objetivo e mantêm o foco. Todos vocês já são vitoriosos”, comentou.

Para o estudante universitário Rodrigo Santos, 20, o curso de libras foi muito bom. “Foi maravilhoso, uma oportunidade maravilhosa que o Pronatec, junto com Ifba, nos concedeu. Sair da esfera de não conhecer e hoje poder me comunicar com os surdos foi bom. Nós fizemos muitos amigos, esse foi um momento de nos incluir no mundo dos surdos”, afirmou.

Igor Rocha, 20, concluinte do curso de recepcionista em serviços de saúde, está desempregado há seis meses. Ele acredita que o curso vai ajudá-lo a voltar para o mercado de trabalho. “O curso foi muito bom, porque contribuiu para melhorar meu currículo e me deu oportunidade de conhecer pessoas”.

Jeane Santos, 22, que fez curso de auxiliar de pessoal, complementa a fala do amigo: “Foi uma oportunidade de aprendizagem muito boa. Foi muito importante para todos os alunos tanto a qualificação quanto a motivação que a equipe da coordenação passava pra gente”.

Maria Antonieta

“O Pronatec é uma possibilidade enorme na vida das pessoas que tiveram a oportunidade de participar dele, de refletir sobre a vida. Eu gosto muito desse programa porque eu sou uma entusiasta do ser humano, e esse programa acredita nas pessoas e desenvolve suas potencialidades”, declarou a professora de libras, Maria Antonieta.