fbpx

Gincana recolhe mais de 5 mil pneus imprestáveis

Equipes da Gincana “Todos Contra Dengue” recolhem mais de 5 mil pneus

Mais de 5000 pneus foram recolhidos

A terceira prova, “Recolhimento de Pneus”, da IV Gincana Municipal “Todos Contra Dengue”, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, retirou do município 5.027 pneus que poderiam se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti.

“Nós ficamos a semana passada inteira recolhendo pneus por toda cidade. Como estava chovendo, alguns estavam com água, o que representava a possibilidade de proliferação do mosquito da dengue”, explicou Lúcia Costa, que participa junto com seu esposo Antônio Meira da equipe Unidos Somos Mais, do bairro Jardim Guanabara.

Lúcia Costa e Antônio Meira

A equipe de Lúcia participou de todas as edições da gincana e atualmente é tricampeã do evento. Nessa prova, o grupo recolheu mais de 2 mil pneus.

Rosângela Oliveira

A líder da equipe que conta com 19 participantes explica a motivação de participar da gincana. “Nós sabemos que isso é uma coisa boa para comunidade, porque estamos ajudando a prevenir a dengue”, explicou a líder da equipe, Rosângela Oliveira Queiroz.

A coleta de pneus é uma das atividades de rotina da equipe de Endemias

A coleta de pneus é uma das atividades de rotina da equipe de Endemias, que, semanalmente, passa pelas 110 borracharias cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2013, até o mês de novembro, os agentes de endemias recolheram cerca de 30 mil pneus que poderiam estar poluindo a cidade por conta do descarte inadequado. Os pneus recolhidos são encaminhados para uma empresa de reciclagem.

Valdirene Alves

Para a supervisora de Endemias, que faz parte da comissão organizadora da gincana, Valdirene Alves, a redução da oferta de criadouros é o principal objetivo do evento, além da integração entre comunidade e agentes no combate à dengue. “Nós estamos estimulando a população quanto à importância de cada um fazer a sua parte, para evitar que alguém de sua família venha a contrair a dengue”, ressaltou Valdirene.

Resultado parcial da gincana após terceira prova.