fbpx

Salvador vai conhecer as técnicas de Krav Maga


O evento contará com a presença da maior autoridade do Krav Maga na América Latina, Mestre Kobi Lichtenstein.

No próximo dia 22, serão esperados mais de 200 praticantes de Krav Maga, a defesa pessoal israelense, que irão conhecer as técnicas de defesa contra ameaças com arma de fogo em Salvador (BA). Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, vai mostrar a técnica que utiliza movimentos rápidos, simples e diretos para situações de ameaça pessoal e a terceiros.

Dados de 2010 mostram que a média de homicídios no Brasil é de 27 para cada 100 mil habitantes. Somente as 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, têm uma taxa superior a dez homicídios para 100 mil habitantes – índice considerado alto. Em Salvador, por exemplo, o índice é de 69 homicídios para 100 mil habitantes.

A ameaça com arma de fogo, seja pistola, revólver ou mesmo fuzil, desde os anos 70 é uma situação comum. Se o agressor não chegou atirando, é porque a intenção é a de intimidação, o que dá a quem é ameaçado a possibilidade de decidir reagir ou não a essa ameaça. Mestre Kobi explica que esse tipo de treinamento é extremamente cuidadoso para que essa avaliação seja precisa e não traga riscos a quem vai reagir. “O Krav Maga dá ao praticante a perfeita condição de avaliar cada situação e o tamanho de reação que ela demanda”, afirma Mestre Kobi.

Sobre o Krav Maga – A de defesa contra ameaça com arma de fogo é apenas uma parte das técnicas do Krav Maga, que foi desenvolvido em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

 Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga é a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Não há competições e sim o desenvolvimento de técnicas que possibilitam ao cidadão comum poder se defender, independentemente de força física, idade ou sexo.

O treinamento de Krav Maga, orientado por profissionais qualificados, consegue, do ponto de vista técnico, transmitir aos praticantes as diversas possibilidades de defesa para cada tipo de situação de agressão. Os detalhes da técnica é que a tornam eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão. A técnica substitui a força e a simplicidade dos movimentos facilita a execução, o que é também essencial para usar em caso real.

Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, independente da idade, força, alongamento ou sexo. Cada praticante aprende em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas.

Para praticar com segurança, procure a Federação Sul Americana de Krav Maga – Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos, com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld. Mestre Kobi foi um dos 13 alunos de Imi especialmente preparados para difundir o Krav Maga pelo mundo e chegou ao Brasil em 1990.

A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), fundada pelo Mestre Kobi, é a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina. No Brasil, é a detentora da marca Krav Maga.

A formação de instrutores de Krav Maga requer extrema cautela e responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que envolve riscos de grandes proporções, desde aqueles relacionados com exercício corporal, incluindo a formação de caráter e todos os riscos de vida inerentes ao ensino de uma arte de defesa pessoal.

O processo de formação de instrutores adotado pela FSAKM foi criado por Imi Lichtenfeld e ainda hoje é o método utilizado em Israel. Este processo de formação é rigoroso e garante a qualidade e alto nível de ensino e difusão do Krav Maga no Brasil, atento às expectativas e riscos já expostos.

 Serviço: workshop de Krav Maga (defesas contra ameaça com arma de fogo)

Data: 22 de setembro

Horário: a partir das 8h30

Local: ASBAC – Rua Ceará, 999, Pituba

Para conhecer mais sobre o Krav Maga e buscar academias credenciadas acesse: www.kravmaga.com.br

 

Informações à imprensa:

Roberta Provatti

(11) 9 9652-4661

robertaprovatti@kravmaga.com.br