fbpx

Fiscalização e humanização: prioridades do Detran-Ba em 2013

Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) encerrou o ano de 2013 com um saldo positivo de ações voltadas à gestão do trânsito na capital e no interior do Estado. O órgão investiu fortemente em ações voltadas à educação para o trânsito e operações de fiscalização de veículos, com o intuito de tornar o trânsito mais seguro e humano.

De acordo com o diretor geral do Detran-Ba, Maurício Botelho “transformar atitudes e incentivar comportamentos positivos através da educação, sempre foram os objetivos do órgão. Por isso que em 2013, as campanhas educativas foram intensificadas, assim como as ações de fiscalização”salientou.

As atividades desenvolvidas pela Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito (CS) e Escola Pública de Trânsito (Eptran) teve um papel significativo nesta gestão, pois foram responsáveis por desenvolver campanhas, cursos de capacitação e palestras. No total, cerca de cinco mil pessoas foram atendidas neste programa, que incluía: Curso Teórico de 1ª CNH, Curso Prático de Direção Veicular, Curso de Renovação de CNH, Curso de Instrutor de Trânsito, Curso de Examinador de Trânsito, Curso para Condutores de Transporte Escolar, Curso de Atualização e Fiscalização, Capacitação Agente de Trânsito, Curso de Pilotagem e Requalificação Instrutores CFC.

Os alunos da Eptran ainda ganharam uma biblioteca onde puderam ter acesso às normas de trânsito e conteúdos relacionados à prova para obtenção da primeira habilitação.

Das atividades educativas realizadas pelo órgão, cerca de 300 mil pessoas foram atingidas no Estado. Fizeram parte deste ciclo, Blitz Educativas, Unidade Móvel, Mini-pista, Centro Interativo, Comandos Educativos em diversas épocas, como na Lavagem do Bonfim, Carnaval, São João, Dia Internacional da Mulher, Dia do Motorista, Semana Nacional do Trânsito, Dia das Crianças, Projeto Secopa, e ainda Oficina Educação para o Trânsito, Stand de Educação para o Trânsito e Palestras.

Outro ponto importante de atuação do Detran em 2013 foi a criação do primeiro posto de atendimento no circuito carnavalesco, localizado em Ondina. No local, os foliões puderam fazer consultas relacionadas a veículos e habilitação, serviço de 2ª via de CRLV e registro de solicitações na Ouvidoria do órgão. O posto funcionou 24h/dia e atendeu mais de 200 pessoas. A campanha“Não misture bebida e direção” também teve ampla aceitação por parte dos foliões. De forma lúdica e interativa, funcionários do Detran distribuíram bafômetros nos circuitos da folia para averiguar se o folião bebeu. Se o aparelho detectasse que a pessoa bebeu, ele ganhava o adesivo vermelho Cuida de Mim!, caso não tivesse ingerido recebia o adesivo Vem comigo!. A intenção era alertar os condutores sobre os perigos de dirigir embriagado. Para esta ação, o órgão recebeu um milhão de bafômetros do Ministério das Cidades.

A Semana Nacional de Trânsito, realizada no período de 17 a 20 de setembro, teve como tema Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, dando continuidade à campanha “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas”. A campanha, que girou em torno de ações de incentivo aos cuidados no trânsito e a redução de acidentes, aconteceu em diversos municípios baianos. A grande novidade foi o simulador de direção veicular, que proporcionou aos visitantes de um shopping da capital, a experiência de dirigir sob o efeito de álcool, reforçando o tema da campanha.

Outros eventos de destaque que contaram com a participação do órgão foram o Projeto Pedala Criança, no Dique do Tororó e o comando pelo Dia da Consciência Negra, no Alto das Pombas. Além do projeto “Se essa rua fosse minha”, que visa inserir na grade curricular de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, noções de segurança no trânsito, de forma lúdica. Em 2013, foram contemplados o Colégio Municipal Monsenhor Barbosa, em Mata de São João, Colégio da Polícia Militar do Lobato e Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, ambos na capital.

A Caravana do Detran foi um marco no quesito organização administrativa. O órgão realizou ações de fiscalização, controle, acompanhamento das rotinas e levantamento das necessidades das Circunscrições Regionais de Transito (Ciretrans) de Santa Maria da Vitória e Juazeiro.

Para melhorar a fluidez no trânsito e garantir maior segurança de veículos e pedestres, o Detran intensificou as ações relativas à organização do trânsito, abrangendo cinco municípios: Gandu, Itanhém, Mucugê, Prado e Varzedo. Foram aplicados aproximadamente 1,1 milhão em investimentos, beneficiando cerca de 103 mil pessoas.

No quesito fiscalização de trânsito, mais avanços. O órgão realizou em parceria com a Polícia Militar, blitzes para verificar as condições de circulação dos veículos e o comportamento dos motoristas. De janeiro a novembro de 2013, cerca de 4 milhões de veículos foram abordados em todo o Estado. O Detran também fez ações de Combate ao Transporte Clandestino de passageiros, implantou o Módulo de Talonário Eletrônico de Infração, realizou Fiscalização de Emissão de Gases Poluentes e a Fiscalização sobre o IPVA, que fez com que 89% dos contribuintes quitassem o débito com o imposto.

Quanto aos leilões, o Detran realizou três edições, com 4.184 lotes de veículos, desocupando os pátios das unidades de trânsito na capital e interior do Estado, totalizando uma arrecadação de 4 milhões.

Em 2014 a luta vai continuar. Pretendemos continuar realizando todas estas ações, aprimorando-as cada vez mais, contribuindo assim, para um trânsito mais seguro e pacífico”, completou Maurício Botelho.

Assessoria de Comunicação Social

DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

E-mails: imprensa.detran@detran.ba.gov.br

Tel.: 71 3116-2424/2411 Telefax: 71 3116-2299