fbpx

Olívio Dutra: “Título de Cidadão Baiano!”

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de resolução Nº 2.103/2011 que concede o título honorífico de cidadão baiano ao ex-ministro das Cidades no governo Lula, Olívio de Oliveira Dutra (PT). Autor da proposta, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) afirmou que Dutra deu importantes contribuições à Bahia em sua passagem pelo Ministério das Cidades, com a entrega de dezenas de casas populares à classe trabalhadora, e colaborou, sobretudo, para o exercício ético da política e o debate em torno do direito à cidade.

 “O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, um dos homens mais dignos da política, merece todo nosso respeito pela sua história de luta e atuação ética na missão de transformar para melhor nossa sociedade. É uma das maiores referências de militância política, compromissado com a luta dos trabalhadores e com a defesa do Direito à Cidade”, destacou Galo.

 Olívio Dutra é considerado o pai do Orçamento Participativo. Foi na sua gestão como prefeito de Porto Alegre, no final da década de 80, que o modelo referência na consulta popular ganhou força no Brasil. Formado em Letras, Olívio foi funcionário concursado do Banrisul, banco estatal gaúcho, a partir de 1961. Militou no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, e, em 1975, foi eleito presidente da entidade.  Comandou a greve geral do funcionalismo público de setembro de 1979, motivo pelo qual foi preso pelo regime militar e perdeu seu mandato sindical. “Continua sendo uma das maiores referências entre todos os políticos brasileiros, compromissado com a participação e luta popular, a ética na política e com a transformação social”, afirmou Marcelino.

Foto arquivo/divulgação
Assessoria de Imprensa  Deputado Estadual Marcelino Galo (PT).

Facebook: https://www.facebook.com/marcelino.galo

Site: www.marcelinogalo.com 

Telefones: (71) 8835-0929 (claro) / 3115-5596/7253