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Programa Acolher atua em defesa da qualidade de vida do servidor

O funcionalismo público caracteriza-se como a força motriz da Administração Pública: pessoas que cuidam para que os serviços prestados sejam eficazes.  E foi justamente em virtude disso que o Governo Municipal criou, em 2011, o Programa Acolher, desenvolvido pela Coordenação de Gestão de Pessoas.

Gustavo Leão

“No dia a dia, são os servidores que concretizam as metas do governo, fazem as coisas acontecerem através de sua força no trabalho e da motivação em servir cada vez melhor a nossa comunidade. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista mais uma vez sai na frente, com um trabalho sério de valorização desses colaboradores”, declarou o coordenador do setor de Gestão de Pessoas, Gustavo Leão.

A finalidade da iniciativa é atender, de forma integrada, os servidores de todas as secretarias municipais, com disponibilização de atendimento psicológico e administrativo, marcação de exames médicos e atividades de qualificação profissional. Desde então, o programa tem avançado em diversas frentes de atuação.

Só em 2013, o programa realizou 520 atendimentos psicológicos aos servidores. O Núcleo de Psicologia do Programa Acolher busca, por meio do processo de psicoterapia individual ou grupal, ressignificar queixas e reestruturar o indivíduo,  com estratégias voltadas para a ética do cuidado. Também foram realizados 539 atendimentos para investigar o clima organizacional e executar intervenções relacionadas às relações sociais no contexto de trabalho, a fim de dirimir conflitos.

Programa Acolher promove capacitação de equipe administrativa em 2013

Abrangência no Atendimento – Ao longo de 2013, o Acolher desenvolveu também uma série de atividades, visando ao aprimoramento individual e coletivo dos servidores, como cursos de qualificação e treinamento especializado. Além disso, foram marcados mais de 3 mil pedidos de exames de servidores municipais, abrangendo também os familiares diretos, como filhos, esposos (as) e pais.

Célia de Jesus Silva

Uma das servidoras atendidas pelo programa foi a auxiliar de Serviços Gerais, Célia de Jesus Silva, que atua há mais de vinte anos na Administração Municipal.  “Fui uma das primeiras a utilizar os serviços oferecidos pelo Acolher, não só para mim mas para minha mãe e minha filha. Minha mãe tem Alzheimer, ela é especial, e tudo que procuro no Acolher eu consigo. O atendimento é de qualidade, desde a recepção até o pessoal que realiza o acolhimento, somos muito bem tratados. Tem dois anos que eu utilizo os serviços do Acolher e, até hoje, nunca tive uma solicitação que não fosse atendida . Creio que não só eu, como todos os meus colegas que já utilizaram esse serviço estejam satisfeitos com o Acolher”, contou.