fbpx

Itabuna e Vitória da Conquista recebem novos fóruns

 

No Fórum de Vitória da Conquista, funcionarão a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª varas cíveis e a 1ª Vara de Família

A nova unidade em Itabuna reunirá a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª varas cíveis e a 1ª Vara de Fazenda Pública

Os prédios dos novos fóruns que vão abrigar as Varas Cíveis, nas comarcas de Itabuna e de Vitória da Conquista, serão entregues nesta sexta-feira (21/2), ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, pela construtora encarregada das obras.

À exceção da 1ª Vara de Fazenda Pública, em Itabuna, e a 1ª Vara de Família, em Vitória da Conquista, que também serão transferidas, as demais unidades judiciais permanecerão, respectivamente, nos fóruns Ruy Barbosa e João Mangabeira.

Técnicos da Secretaria de Administração do Tribunal seguiram nesta quinta-feira, 20, para as duas cidades, com a incumbência de realizarem uma vistoria geral, após a entrega. Também vão avaliar com os juízes diretores dos fóruns, servidores e autoridades municipais a estratégia de transferência e inauguração.

O novo fórum de Itabuna reunirá a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª varas cíveis e a 1ª Vara de Fazenda Pública; no de Vitória da Conquista, funcionarão a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª varas cíveis e a 1ª Vara de Família.

Construídos em módulos, as duas unidades reúnem soluções ecologicamente responsáveis voltadas para o desenvolvimento sustentável e o cuidado ambiental. A estrutura de ambos os prédios é projetada a captar a água da chuva e reaproveitá-la na irrigação de jardins e serviços de limpeza.

Além disso, o ambiente interno foi projetado para receber iluminação natural, mas sem incidência direta de luz solar, o que possibilita menor uso de energia elétrica durante o dia, o que diminui o uso de condicionadores de ar no local.

Texto: Ascom TJBA / Fotos: SEAD