fbpx

Capacitação gratuita pela internet

 

Ao longo do ano passado, o programa de Educação à Distância do CIEE (EaD) alcançou a expressiva marca de 232 mil matrículas. Trata-se de uma das mais democráticas iniciativas de reforço à prepa­ração profissional ofertada à juventude, pois não se prende a barreiras geográficas ou eco­nômicas.

Qualquer jovem que tenha acesso a um computa­dor pode se inscrever gratui­tamente em cursos e oficinas que não só revisam e reciclam conteúdos necessários ao mer­cado de trabalho (tais como matemática e redação), como também abrangem frentes que as escolas não abarcam em seus currículos, embora contribuam para aprimorar a empregabilidade dos futuros pro­fissionais.

Entre as 37 opções de cursos há aqueles que enfocam as mais requisitadas habilidades comportamen­tais (atenção concentrada, administração do tempo, trabalho em equipe) e ou­tras mais técnicas (pacote Microsoft Office, voltado aos jovens que nunca travaram contato com computadores antes, entre outros).

O CIEE oferece, ainda, monitoria on-line para todo o Brasil, com chats, e-mails e FAQs (frequent asked questions ou dúvidas mais frequentes), além de apostilas para download e certificado digital para quem conclui cada um dos cursos informações e inscrições gratuitaswww.ciee.org.br.

Promovido desde 2005, como desdobramento dos cursos e oficinas presenciais gratuitos, busca suprir a deficiência de capacitação dos jovens que vivem em localidades distantes ou têm problema de tempo e em constante processo de ampliação, o programa já acumula com mais de 2,3 milhões de matriculas.

 Sobre o CIEE

Desde a fundação do CIEE, há 50 anos, treze milhões de estudantes foram encaminhados para estágio em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros, com percentual de 64% efetivação. Para se ter ideia o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem (outra modalidade que o CIEE aderiu para inserir ainda mais jovens no mercado de trabalho) e em duas importantes frentes: como instrumento de capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos para as organizações. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.