fbpx

Famílias que viviam em áreas de risco recebem novas casas

Famílias comemoram a entrega das chaves

A manhã desta quarta-feira, 12, foi muito especial para o pedreiro, Iranilson Nascimento. Após a sua antiga moradia ter sido condenada pela Defesa Civil, hoje, ele pôde realizar o sonho de receber a sua casa. Ele e mais dezesseis famílias residentes no Loteamento Recanto das Águas participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia, no Gabinete Civil.


Iranilson Nascimento e sua esposa recebem do prefeito Guilherme Menezes a chave da nova casa

“Hoje é um dia de muita alegria em minha vida. É a conclusão de um processo necessário. Tivemos que sair das nossas casas porque elas foram condenadas pela Defesa Civil. Hoje, graças ao Governo Municipal essa história está tendo um final feliz. É com muita satisfação e alegria que estou recebendo a minha casa”, comemorou o pedreiro.

A pedido dos moradores, as novas casas foram construídas no mesmo loteamento. A área total é de 140 m², com cerca de 36 m² construídos. A construção foi feita com recursos próprios da Administração Municipal que ultrapassaram os R$ 480 mil.

Rivaldo Gusmão

Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, falou sobre o processo de relocação das famílias. “A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, sempre acompanhou de perto a situação dessas famílias. Em momento nenhum, elas ficaram desabrigadas. Nós arcamos com as despesas de aluguel, luz e água durante todo esse processo. Por isso, para nós é uma grande satisfação poder ver essas casas sendo entregues para essas famílias”, disse.

Regina Guimarães

A diretora de Habitação Popular, Regina Guimarães, falou sobre os direitos e os deveres das famílias que receberam as novas moradias. “Esse termo que está sendo assinado hoje, equivale a escritura de uma casa. No entanto, vocês não poderão vender, nem alugar, nem repassar para terceiros. A casa é de vocês, para que vocês possam viver de maneira mais digna”, afirmou.

Compromisso antigo –  O prefeito Guilherme Menezes lembrou da exitosa trajetória do Programa Municipal de Habitação Popular criado em 1997. Antes dessa iniciativa, que buscou atender às necessidades das famílias de baixa renda no que se referia à moradia digna e própria, os cidadãos conquistenses não contavam com nenhuma iniciativa voltada para este setor, fosse em nível municipal, estadual ou federal. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo,  foi criado pelo Governo Federal em 2009.

“Nós sabíamos das enormes dificuldades enfrentadas por grande parte da população e, por isso, decidimos assumir esse compromisso. Diversos bairros e loteamentos que existem na cidade hoje são frutos do Programa Municipal de Habitação Popular, como o Nova Cidade e o Vila América. A Prefeitura comprou os terrenos de particulares, loteou e entregou para a população porque é assim que a cidade deve crescer, de forma organizada com qualidade de vida para toda a população”, afirmou.

Desde a criação do programa, mais de 10 mil pessoas foram contempladas com lotes ou casas, a exemplo do que ocorreu na manhã desta quarta com estas 17 famílias. “Esse é um momento muito importante na vida de todos nós. Desejo que vocês  sejam muito felizes nessa nova moradia”, felicitou o prefeito.

Anísio Ferreira e esposa assinam o Termo de Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia

‘Gratidão’ – Esse é o sentimento que descreve o que o servente de pedreiro, Anísio Ferreira, está sentindo hoje. “Eu sou eternamente grato pela atenção que toda a equipe da Administração Municipal nos deu desde o início. Todos nós fomos muito bem tratados e tivemos todo o apoio necessário. Agradeço a todos pela minha nova casa”, contou.

Zineida dos Santos

Quem também compartilha do mesmo sentimento é a servidora pública, Zineida dos Santos. “Eu só tenho a agradecer a Deus e a toda equipe da Prefeitura por essa conquista de hoje. Eu tenho muito orgulho desse governo, porque é um governo que olha para as pessoas que mais precisam”, assegurou.

A cerimônia de assinatura e entrega das chaves contou com a presença de outros membros da Administração Municipal e dos vereadores Coriolano Moraes e Ricardo Babão.