fbpx

Reunião avalia implantação do novo aeroporto

A questão ambiental na implantação do novo aeroporto de Vitória da Conquista, será tema de uma reunião entre técnicos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o prefeito do município, Guilherme Menezes, e representantes de entidades locais.

A reunião será nesta terça-feira, 11, às 10 horas, na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o objetivo de fortalecer parcerias que garantam a execução dos planos, com a participação da comunidade  e  preservação do meio ambiente. O Derba será representado por integrantes da comissão de acompanhamento de implantação de implementação dos Planos Básicos Ambientais.

O projeto do novo aeroporto prevê pista de pouso e decolagem medindo 2.300 metros de extensão, vias de acesso, estacionamentos, pátio de aeronaves, redes de iluminação publica, cabines de medição e controle de navegação aérea, farol rotativo, sinalização e iluminação noturna.

A ordem de serviço para a construção foi assinada no dia 13 de fevereiro de 2014, pelo governador Jaques Wagner, em solenidade no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco.

“NOVO AEROPORTO, OBRAS ESTÃO PARALISADAS. 

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, considerado o gargalo do crescimento econômico desta Região, será em breve um motor de desenvolvimento no Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, beneficiando uma população de 3 milhões de habitantes, não apenas no transporte aéreo, mas na atração de investimentos e geração de empregos.
Hoje, em visita ao local da obra, constatei que apesar de ter dado início na demarcação da pista, as máquinas não estão mais trabalhando no local, a pista que terá uma extensão de 2.300 metros comportará pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, estima-se que teremos a oferta de voos dobrada assim que o novo aeroporto for concluído, tanto pela demanda reprimida, quanto pela localização geográfica de nossa cidade, garantem o aumento em 100% dos atuais voos, melhorando a mobilidade e redução de tarifas.
A previsão de conclusão da obra, que tem uma previsão de 600 dias, já teve um atraso na fase inicial.
O Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, entende que houve evolução, não paíra nenhuma dúvida que teremos um novo aeroporto, mas a preocupação dos integrantes da campanha é de que o cronograma físico da obra começou e sem explicação já se encontra parada.
VAMOS ACOMPANHAR O CRONOGRAMA DA OBRA.
JOSE MARIA CAIRES – Presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto”.