fbpx

Sábado, 26: Dia D da vacinação contra a gripe

Idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos têm um compromisso com a saúde nesse sábado, 26. Esse é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

Em Vitória da Conquista, a vacinação começou nesta quarta-feira, 23, nas 40 salas de vacinas existentes nas zonas rural e urbana. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 57.516 pessoas, até o dia 9 de maio – data em que se encerra a campanha.

Além das unidades de saúde, a Prefeitura Municipal disponibilizará, no Dia D da campanha, pontos de vacinação em diferentes locais da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso à vacina que previne contra três tipos de vírus da gripe, dois vírus tipo A e um tipo B.

Maria Fernandes

Dona Maria Fernandes aproveitou o primeiro dia de vacinação para garantir a imunização contra a gripe e compareceu ao Centro de Saúde Régis Pacheco. “Desde 2007 que eu tomo essa vacina e, de lá para cá, nunca tive problema com gripe forte. Quando acontece é apenas um resfriado”, salientou.

Leise Alves

Já Leise Alves levou a filha, Beatriz, de um ano para se proteger da gripe. “A gente vê a campanha e sabe a importância que tem proteger nossos filhos contra as doenças e as suas complicações”, avaliou.

Medidas de prevenção – A transmissão dos vírus influenza (gripe) acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora dos sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

(Com informações Ministério da Saúde)