fbpx

TV Sudoeste lança sinal digital em Vitória da Conquista

A Rede Bahia estará recebendo convidados especiais para o lançamento dos sinais digitais de sua Tv Sudoeste, com sede em Vitória da Conquista. O coquetel será nesta terça-feira, 29, no espaço Arena Miraflores. A Tv Sudoeste já está transmitindo em sinais digitais em fase de adaptação e testes. Na foto Cauto Freitas, Gerente Executivo da Tv Sudoeste.

Parte da equipe da Tv Sudoeste

Jornalista e apresentador dos telejornais locais Judson Almeida

Reporter Mayara Magalhães

Nesta terça-feira (29), Vitória da Conquista recebe o evento de lançamento do início da transmissão digital da TV Sudoeste na região. Com isso, a programação da emissora contará com a alta qualidade da tecnologia HD durante todo o dia, produzindo conteúdo com mais qualidade e eficiência, trazendo inovações e mudanças nos setores de produção de conteúdo, edição e reportagem. O evento será realizado no Arena Mira Flores, às 20h, e contará com a presença dos acionistas da Rede Bahia, clientes, parceiros, autoridades, colaboradores e imprensa local.

De acordo com o gerente de Engenharia da Rede Bahia de Televisão, Romildo Fausto, responsável pela implantação da TV Sudoeste Digital, o planejamento deste projeto foi iniciado em 2012 e está sendo concluído agora, numa ação conjunta da Engenharia da TV Sudoeste e TV Bahia.

Para o diretor executivo de Televisão da Rede Bahia, João Gomes, uma das propriedades mais interessantes dessa nova tecnologia é a possibilidade de uma aproximação imediata com o público. “Todas as emissoras de TV da Rede Bahia sempre produziram conteúdo relevante para a sociedade, respeitando a cultural local e valorizando nossas raízes. Nesse momento de transformações tecnológicas temos a oportunidade aprofundar nossa relação com o público baiano. Estaremos mais perto e mais ágeis para oferecer um conteúdo comprometido e atuante”, conclui o gestor.

Esta é a quarta emissora da Rede Bahia a digitalizar seu conteúdo. Antes da TV Sudoeste, a TV Bahia (Salvador), TV Subaé (Feira de Santana), TV Santa Cruz (Itabuna) já haviam lançado o sinal digital. O objetivo é que até a Copa as outras duas emissoras que pertencem a Rede Bahia, TV São Francisco ( Juazeiro) e TV Oeste (Barreiras) já estejam com sinal digital. Além das cidades geradoras, será instalada a TVD em mais 20 cidades, atendendo aproximadamente 70% da população baiana.

Com a transmissão digital, as pessoas podem também assistir os programas da TV Sudoeste e da TV Globo em seus celulares e dispositivos móveis, o que se traduz em ganhos de mobilidade e portabilidade, cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros.

Para o gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, os investimentos gerados pela Rede Bahia para trazer ainda mais tecnologia para a emissora provam o comprometimento da empresa com as cidades que formam a região e a certeza da importância do Sudoeste do estado na economia e na cultura da Bahia. “Temos uma cobertura para 89 cidades, em três microrregiões. A chegada do sinal digital vai nos trazer qualidade técnica da recepção do sinal e conseqüentemente confiabilidade. Além disso, o início da operação do sinal digital em nossa praça trará um ganho direto e imediato da qualidade de programação e, em médio prazo, isso se refletirá em retorno para os anunciantes.”, conclui Cauto.

SOBRE A REGIÃO – A TV Sudoeste é uma emissora pertencente à Rede Bahia e, atualmente, tem em sua área de cobertura 89 municípios que compreendem 2.222.000 habitantes e 600 mil domicílios com aparelhos de televisão. Essa área de cobertura pode ser dividida em três micro regiões diferenciadas. A região de Vitória da Conquista, com 340.000 mil habitantes, possui um clima mais ameno em comparação com a realidade da Bahia, atingindo temperaturas de até 10 graus no inverno e com uma característica de economia focada em prestação de serviços e agricultura cafeeira. A oeste está a microrregião de Guanambi com 85 mil habitantes e 500 metros de altitude, ou seja, um clima bem mais quente e com três cidades principais: Caetité, Brumado e Carinhanha, às margens do Rio São Francisco. A região tem economia focada no algodão e uma área de influência total em torno de 400 mil habitantes. Para o lado Norte, está a microrregião de Jequié que é a uma das cidades mais importantes na área de cobertura, com 160 mil habitantes, 250 metro de altitude e compreendendo cidades como: Jaguaquara, Maracás e Ipiaú, com economia focada no agronegócio e mineração.

 SOBRE A TV DIGITAL – O sinal da TV digital é aberto e gratuito para todos. Para poder usufruir, basta ter em casa uma antena UHF e uma TV com tecnologia HD (ou high definition = alta definição, em inglês). Caso o aparelho de TV ainda não seja HD, as lojas de eletroeletrônicos oferecem um equipamento pequeno, menor que um aparelho de DVD, chamado conversor (set top box). Esse aparelho deve ser conectado à TV para que ela possa receber o novo sinal digital.

O sinal digital possui várias vantagens sobre o sinal analógico. A principal está relacionada a melhora expressiva em  qualidade de som e imagem em HD (High Definition), associada à mobilidade. Além disso, podemos destacar também a inserção de EPG (Eletronic Guide Program – Guia Eletrônico de Programas). Texto: Brenda Alves //Comunicativa Associados.