fbpx

Câmara homenageia servidoras pelo Dia das Mães

Foram homenageadas servidoras e assessoras parlamentares mães. Além do coffee break, todas elas receberam lembranças simbólicas

Na manhã desta sexta-feira (9), após a Sessão Extraordinária que celebrou o Dia das Mães, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista prestou uma homenagem especial às servidoras mães que fazem parte da instituição, e às assessoras parlamentares dos gabinetes, além das vereadoras Lúcia Rocha (DEM) e Irma Lemos (PTB). A comemoração ao Dia das Mães é realizada pela Câmara Municipal todos os anos.

A celebração às mães é utilizada desde a Grécia Antiga, em honra a Rhea, àquela que eles chamavam de mãe dos deuses. Em 1600, surgiu o chamado “Mothering Day” para que as mães da Inglaterra pudessem ser honradas, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Em 1907, Ana Jarvis, da Filadélfia, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mães nacional, sugerindo que a data fosse celebrada no segundo aniversário da morte de sua mãe, um segundo domingo do mês de maio. Ana Jarvis e seus apoiadores firmaram-se no propósito de estabelecer o Dia das Mães nacional. Sua campanha prosperou e, em 1911, o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados.

Finalmente, em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. No Brasil, a data também é comemorada no segundo domingo de maio, sendo considerada, comercialmente, a mais importante em vendas no comércio, devido à magnitude daquela que é capaz de emprestar o seu corpo para que uma vida venha ao mundo, que é capaz de doar-se inteiramente pelo outro, num gesto de amor inigualável.

Em seu poema “Mãe”, o poeta Mário Quintana descreve o Ser Mãe da seguinte forma:
Mãe! São três letras apenas
As desse nome bendito:
Três letrinhas nada mais…
E nelas cabe o infinito.
E palavra tão pequena
– Confessam mesmo os ateus –
É do tamanho do céu!
E apenas menor que Deus…