fbpx

Estudantes têm aula sobre posse responsável de animais

Cachorros abandonados ajudam a conscientizar crianças da rede municipal de ensino; programa inclui noções de higiene, saúde e cuidados com bichos de estimação, além de teatro de fantoches

Os alunos da rede municipal de ensino de Santo André, na região do ABC paulista, contam com uma nova disciplina no currículo escolar: aulas específicas sobre posse responsável de animais.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação local, tem como objetivo informar as crianças do ensino infantil até o 5º ano do ensino fundamental sobre os cuidados necessários com os bichos de estimação, o que inclui questões relacionadas à higiene e à saúde.

O projeto Posse Responsável, que ocorre na Sabina Escola Parque do Conhecimento, é realizada com o auxílio de cachorros abandonados, que ficam lado a lado com os estudantes.

“Infelizmente, ainda temos muitos cães que são largados nas ruas. A ideia é justamente tentar reduzir esse quadro com a conscientização das crianças, que podem, inclusive, influenciar os adultos”, afirma o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Além de mostrar aos alunos como tratar os bichos domésticos, os monitores da Sabina passam noções sobre os sinantrópicos (que vivem próximo dos seres humanos, como abelhas, ratos e aranhas) e zoonoses (doenças transmitidas por animais, como toxoplasmose, leptospirose e raiva).

As aulas, que têm conteúdos específicos para cada faixa etária, incluem ainda orientações sobre o tráfico de animais silvestres. Há também a exibição da peça infantil “Tem faísca na família”, encenada com fantoches, e a realização de oficinas culturais. Aos finais de semana, o projeto Posse Responsável é aberto ao público e ocorre nas dependências da Sabina.

Em tempo: Esse é um exemplo a ser seguido por outros municípios.