fbpx

Farmácia promove atividade: uso racional de medicamento

Com o objetivo de incentivar o uso racional de medicamentos, a Farmácia da Família, promoveu na última semana, uma Feira de Saúde para os usuários da farmácia. A ação foi realizada em parceria com estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Nília Lima

Durante o evento, os estudantes discutiram com os usuários as formas corretas para a utilização de medicamentos. “Esta foi uma forma de esclarecer dúvidas frequentes dos usuários com relação ao uso de medicamentos, a exemplo da insulina, que requer cuidado no manuseio da seringa, onde armazenar a insulina. Hoje, reunimos a comunidade para prestar estes esclarecimentos”, explicou a professora e orientadora do estágio supervisionado da Ufba na Farmácia da Família, Nília Lima Prado. Atualmente, 28 alunos estagiam no local.

Doralice Santana

Além de palestras, os estudantes ofereceram café da manhã e atendimento individual para esclarecer as dúvidas dos pacientes e aferir a pressão arterial. Para Doralice Santana, moradora da zona rural do município, a atividade foi uma boa surpresa. “Hoje vim aqui buscar insulina para minha sogra e fiquei sabendo a forma correta de aplicar, percebi que estamos fazendo errado. Agora, depois da palestra vamos aplicar da forma correta”, avaliou Doralice.

Lucas

O aluno do 7o semestre de Farmácia, Lucas de Oliveira Batista, lembrou a importância da atividade que esclareceu dúvidas quanto ao uso racional do medicamento para a população que frequenta a Farmácia e para os estudantes. “Esta é uma oportunidade para entrarmos em contato com o nosso público e reforçarmos os nossos conhecimentos sobre determinadas práticas”, ressaltou Lucas.

A Farmácia da Família fica localizada na Av. Ceará, nº 531, bairro Brasil, atende a uma média de 300 prescrições por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e oferece gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde de Vitória da Conquista um elenco de 220 tipos de medicamentos.