fbpx

II Congresso dos Diários do Interior do Brasil

A programação do II Congresso dos Diários do Interior do Brasil está finalizada – http://www.congressodediarios.com/programacao.php, e passou por uma importante alteração. A palestra de abertura do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de terça-feira, 13, começará pontualmente às 19h30min. A recepção às autoridades, demais convidados e congressistas iniciará às 19 horas.

Outra novidade divulgada pela organização do evento é a homenagem que será feita ao ex-presidente Lula, ao diretor executivo de Marketing e Comunicação da Caixa Econômica Federal, Clauir Luiz Santos, o diretor de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho. Eles receberão o título “Amigo da ADI-BR” pelo apoio ao fortalecimento da mídia impressa diária do interior do país.

Foi durante o período de Lula na presidência que o governo federal as estatais federais iniciaram o processo de democratização das verbas publicitárias. Essa medida colaborou para o fortalecimento dos diários impressos, emissoras de rádio e TV de abrangência regional, em sua maioria líderes de vendas e audiência. No caso específico da mídia impressa do interior, houve também maior investimento na qualidade editorial e gráfica.

Mercado e público alvo – Atualmente, cerca de 380 diários circulam no interior do Brasil, somando 4 milhões de exemplares por dia. As regiões abrangidas têm população próxima dos 40 milhões de brasileiros, com potencial de 20 milhões de leitores dos jornais diários. Segmento cada vez mais forte que estará representado por proprietários, diretores e editores durante o Congresso. A expectativa da organização é reunir cerca de 200 participantes.

Posse – O reconhecimento do governo federal da importância dos diários do interior deu-se, em grande parte, pela ação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional. Por isso mesmo, também na noite de abertura do Congresso acontecerá a posse do deputado federal Carlos Zarattini (SP) como novo coordenador da Frente.

Tema – Iniciativa da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) e da Central de Diários do Interior (CDI), com realização da Central de Comunicação, o II Congresso dos Diários do Interior do Brasil tem como tema “A força da mídia regional em um mundo globalizado e digital”.