fbpx

Mais de 80 mil baianos foram ao TRE-BA na semana final de alistamento

 

Na semana final para o fechamento do Cadastro Eleitoral, pelo menos 86.117 cidadãos procuraram os postos de atendimento da Justiça Eleitoral em toda a Bahia. Deste total, 70.232 atendimentos (81,5%) foram realizados no interior e 15.955 (18,5%) na capital.

Os números, computados entre 28 de abril e esta quarta-feira (7/5), são ainda parciais e referem-se aos atendimentos feitos em todo o Estado nas centrais de atendimento ao público, nos cartórios eleitorais, além dos postos de atendimento do TRE nos SACs e na Casa de Justiça e Cidadania (CJC), no Shopping Baixa dos Sapateiros.

Em Salvador, desde o início da manhã a fila fazia volta em torno da Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A alta procura foi sentida também no interior, onde servidores esforçaram-se para dar conta de uma demanda que ultrapassou, somente nesta quarta-feira, os 33 mil atendimentos.

Última hora

O aumento da procura repete o ocorrido em 2010 e 2012, anos eleitorais em que também foi possível verificar uma maior demanda de público nos dias que antecederam o fim do prazo (confira na tabela). O Diretor Geral do TRE-BA, André Beserra, lembra que apesar da estrutura preparada para este aumento, o atendimento poderia ter sido mais eficiente caso o eleitor antecipasse a vinda à Justiça Eleitoral. “O que recomendamos é que nas próximas ocasiões, o eleitor se atenha ao prazo e procure atendimento o quanto antes”, recomendou.

Em todo o País, 7 de maio foi o último dia, antes das eleições, para que o cidadão solicitasse o alistamento eleitoral (emissão da primeira vai do título), fizesse a transferência eleitoral ou revisão dos dados cadastrais. Até 25 de setembro (dez dias antes eleições), estarão disponíveis ao eleitor apenas as operações de emissão da segunda via do título. O Cadastro Eleitoral deverá reabrir no final de 2014.