fbpx

Plataforma elevatória para cadeirantes: MPF em Conquista

Instalação resulta da preocupação do órgão em facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida às diversas unidades do MPF/BA.

O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista instalou, no último mês, uma plataforma elevatória para o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. A iniciativa é fruto da preocupação do órgão em adequar sua estrutura para uma atuação institucional eficiente e segura, por meio da construção de prédios ajustados às atividades e dotados de acessibilidade universal. Como resultado, o MPF inseriu a acessibilidade a pessoas com deficiências no Planejamento Estratégico para os anos de 2011 – 2020 como um indicador estratégico em todo o país.

O MPF na Bahia busca atender às recomendações constantes na norma brasileira NBR 9050/2004, a exemplo da instalação de plataformas elevatórias nas unidades com dois andares, como Vitória da Conquista e Ilhéus.

Em Vitória da Conquista, além da plataforma elevatória, foram instalados piso tátil, portas e circulações com largura que permitem a passagem dos usuários de cadeira de rodas, bem como sanitários adaptados.

O MPF em Ilhéus também possui piso tátil, sanitários adaptados e rampa para acesso ao interior da edificação. A sede de Feira de Santana, que possui três pavimentos, passará por uma reforma que prevê elevador, sanitários adaptados e piso tátil.

O objetivo é oferecer as condições de acesso às edificações por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que poderão circular de forma autônoma pelas unidades.