Primeiro Parlamento Jovem na Bahia: nesta quarta-feira, 14

Pela primeira vez na Bahia acontece, nos dias 14 e 15 de maio, a primeira edição do Parlamento Jovem Baiano. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa da Bahia, coordenado pela Comissão de Educação e Cultura da Alba. O evento visa incentivar à participação do jovem na vida política da Bahia. Na primeira edição foram selecionados 52 projetos. Destes, mais da metade são assuntos ligados à Educação.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a procura mostra a preocupação do jovem com o seu futuro profissional. “Os jovens estão cada vez mais preocupados com o seu futuro. Isso é de extrema importância e pudemos visualizar nas manifestações do ano passado. A Educação é o alimento para mudarmos este país e este projeto visa dar voz ao jovem e fazer com que ele se aproxime da nossa política”, reforça.

No primeiro dia, após a solenidade de abertura, os estudantes irão eleger uma mesa diretora, com presidente, vice, primeiro e segundo secretários. Após, vão conhecer os programa de Juventude da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos com o secretário Almiro Sena e do Conselho Estadual de Juventude, além da Coordenação de Juventude do Estado da Bahia. No final do dia irão participar das oficinas da Escola do Legislativo.

Já no segundo dia, os jovens serão divididos por comissões temáticas e avaliarão os projetos. A partir das 14h haverá a simulação de uma sessão plenária. Os estudantes colocarão os projetos em pauta, os defenderão e logo após ocorre a votação, simbolicamente. Os estudantes receberão um diploma pela participação no projeto.

O que é

A oportunidade do jovem baiano apresentar novas ideias, propor projetos para mudar a sociedade, exercitar a democracia, além de conhecer e experimentar o trabalho dos deputados estaduais.

Metodolologia

Alunos de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, preencheram uma ficha de inscrção, elaboraram uma proposta de projeto de lei, encaminhando à direção das escolas, que por seguinte enviaram ao gabinete do presidente da Comissão. As propostas foram escolhidas em relação aos temas de Educação, Cultura, Esporte e Ciência e Tecnologia, Juventude, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Saúde, Direitos Humanos, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Alguns dos projetos selecionados

– Dispõe sobre a realização de aulas aos sábados, cursinhos pré-vestibulares, palestras sobre o funcionamento das universidades e incentivo ao ENEM;

– Estabelece a obrigatoriedade do transporte coletivo gratuito aos estudantes da rede pública de educação;

– Dispõe sobre a criação de escolas esportivas para jovens;

– Dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia nas escolas públicas e privadas;

– Dispõe sobre a criação de medidas para melhorar e dinamizar o sistema de reciclagem no Estado da Bahia;

Programação

Quarta-feira (14)

9h – Solenidade de abertura;

12h – Almoço;

14h – Eleição da mesa diretora;

15h – Exposição dos programas de Juventude da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos com o secretário Almiro Sena;

16h30 – As políticas públicas de Juventude do Estado da Bahia, com o Conselho Estadual de Juventude e a Coordenação de Juventude do Estado da Bahia;

18h – Oficinas da Escola do Legislativo

19h30 – Encerramento

Quinta-feira (15)

9h – Reuniões das Comissões Temáticas

12h – Almoço

14h – Sessão plenária e votação

18h – Solenidade de encerramento

SERVIÇO:

O QUE: Parlamento Jovem Baiano

QUANDO: 14 e 15 de maio, 9h

ONDE: Plenário Assembleia Legislativa da Bahia

ENTREVISTAS: Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Álvaro Gomes, 9979-8658

MAIS INFORMAÇÕES: Ascom 3115-4082 ascomalvarogomes@gmail.com

Juliana Nobre

DRT/BA 3186