fbpx

Rui Costa e o governador na plenária de retorno no Sudoeste

 Ações de desenvolvimento socioeconômico, políticas públicas para os setores de cultura e juventude, garantia de transporte público para estudantes do ensino técnico, além da universalização do fornecimento de água para consumo e produção, recuperação de rios e ações para ao fortalecimento da agricultura familiar. Essas foram algumas das propostas apresentadas por lideranças territoriais de Vitória da Conquista e Médio Sudoeste, durante a plenária de retorno do Plano de Governo Participativo (PGP 2014) do pré-candidato ao governo, Rui Costa (PT), no município de Vitória da Conquista, neste sábado (24). Desta vez, o postulante levou o governador Jaques Wagner (PT) para participar do encontro, que aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco. Essa é a primeira plenária que o governador participa.

O encontrou voltou a reunir lideranças políticas, militantes, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e representantes dos territórios de identidade. Presente em mais uma atividade da caravana petista, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou a plenária em Conquista ao lado do vereador Júlio Honorato (PT) e representantes de movimentos sociais da região, como os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que lotaram o Centro de Convenções da cidade.

“Vitória da Conquista é o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia e estamos à frente desse governo há mais de 20 anos e muito já foi alcançado, mas precisamos desenvolver ainda mais essa importante região, principalmente com políticas públicas para a juventude e para zona rural, como o fortalecimento da Pactuação do Plano Juventude Viva”, pontua Valmir. O pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, levou também a chapa majoritária completa, formada por João Leão (PP, vice-governador) e Otto Alencar (PSD, senador). A previsão é de que o PGP seja finalizado até o dia 5 de junho, com a inclusão de todas as propostas recolhidas em mais de 20 encontros no interior e capital.

Desta vez, além de Rui, João Leão (PP) e Otto Alencar (PSD), a caravana contou com a participação do governador Jaques Wagner e reuniu centenas de pessoas.

Ao defender a voz do povo, o governador deu como exemplo a eleição do ex-presidente Lula. “O povo deu a oportunidade para que um homem simples e trabalhador mudasse a história desse país, elegendo o companheiro Lula”. Wagner disse, ainda, que a caminhada de ouvir e priorizar quem mais precisa fez uma revolução no Brasil, com mais inclusão, diminuição da pobreza extrema e que esta é uma característica da chapa. “Esse trio é o melhor para a Bahia. Rui Costa, João Leão e Otto Alencar têm a democracia como  princípio, respeitam a vontade do povo e sabem escutar”.

Ao elencar realizações de sua gestão, o governador afirmou que não teme a oposição em nenhuma área de governo. “Eu não tenho medo de discutir segurança pública. Contratamos 14 mil policiais, fizemos renovação de frota, mudamos as condições de trabalho dos PMs, que iam para rua com armas obsoletas. É com trabalho que vamos para a campanha”.

O pré-candidato ao Palácio de Ondina disse que quer a marca do povo em seu programa de governo e, assim como Wagner, pontou as ações realizadas nos últimos 7 anos, com ênfase na educação, e convidou os filhos da macrorregião de Vitória da Conquista para traçar os próximos passos.   “É discutindo cada parte da Bahia que a gente consolida o nosso programa de governo. Em cima da base implantada por Wagner, temos condições de muito mais. E a população tem dito o que quer para o futuro do estado”, afirmou
Rui Costa.

*Propostas* – O território Médio Sudoeste quer incluir no programa de governo o fomento ao cooperativismo, a criação de centro territorial de referência ao atendimento de média e alta complexidade da saúde, a criação de escritórios territoriais de instituições de governo, entre outras propostas. A abertura de Unidades de Pronto Atendimento nos municípios, a criação de base de segurança comunitária da Polícia Militar, a barragem do Rio Pardo, o apoio a iniciativas culturais estudantis, escola integral e a interiorização da indústria foram algumas das propostas apresentadas pelo grupo do território Vitória da Conquista.

O pré-candidato a vice-governador, João Leão (PP), usou objetividade para explicar o compromisso da chapa com os rumos traçados para o futuro de cada região. “Vocês apresentam o que é preciso ser feito e eu, Rui e Otto temos o compromisso de incluir todas as indicações no programa. Nós estamos juntos porque temos o mesmo objetivo: melhorar a vida do povo da Bahia”.

Na mesma direção, discursou Otto Alencar (PSD), pré-candidato ao Senado, ao perguntar aos filhos e filhas da região: “o que é importante fazer para o desenvolvimento econômico dessa terra? O que vocês querem? O que vocês exigem de nós?”. O pré-candidato destacou o ineditismo da iniciativa, que está construindo o Programa de Governo Participativo com o povo de cada região do estado. “Não queremos técnicos que interpretem o que a Bahia precisa. Quem sabe o que a Bahia precisa é o povo dessa terra”.