fbpx

Empreendedores aprovam: Feira de Economia Solidária

Este ano, as exposições dos produtos – artesanais e alimentícios – acontecem em três espaços da cidade durante a programação do Forró Pé de Serra do Periperi

Com espaço garantido nos grandes eventos promovidos pela Prefeitura Municipal, os empreendedores dos grupos de Economia Solidária de Vitória da Conquista estão presentes, também, nos locais em que acontecem a 6ª edição do Forró Pé de Serra do Periperi – Praça 9 de Novembro, Praça Barão do Rio Branco e no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, compondo a Feira de Economia Solidária Junina. A ação, iniciativa da Secretária Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), objetiva viabilizar a ampliação da renda dos comerciantes, a partir da venda de produtos artesanais e alimentícios.

Artesã Siomara Andrade

Para a artesã Siomara Andrade, que participa da Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses (ASPEC) há dez anos, as oportunidades de exposição dos seus artigos são de extrema importância para seu sustento. “Considero imprescindível a existência da associação e das feiras para a sobrevivência do artesanato local”, afirma.

Jecília Coelho, expositora há três anos

Dividindo o espaço e aproveitando as horas vagas para colocar a conversa em dia, as comerciantes Jecília Coelho, expositora há três anos, e Rosângela Ferraz, expositora há um ano, também aprovaram a feira. “Sempre gostei de trabalhar, e com a possibilidade de vender os produtos que fabrico me sinto mais viva”, conta Jecília. “Comecei a confeccionar meus artesanatos como uma maneira de auxiliar na cura de um problema de saúde. Como não quis parar com a produção, procurei a associação para fazer parte. Hoje, não vejo outra forma de expor o meu trabalho a não ser com o apoio que venho recebendo”, explica Rosângela. Ambas fazem parte da Associação de Economia Popular e Solidária (AEPS).

Expositora Rosângela Ferraz, à esquerda, e sua irmã

A exposição nas praças Barão do Rio Branco e 9 de Novembro começou no dia 9 de junho e se estende até o próximo sábado, 21. Já no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, a Feira de Economia Solidária começa nesta quarta-feira, 18, e se encerra no dia 24 de junho, terça-feira. Nesse período, acontecem, no mesmo espaço, as apresentações musicais do palco principal do Forró Pé de Serra do Periperi. Na oportunidade, o público também poderá prestigiar a Vila Junina e o Memorial do Forró.