fbpx

Memorial do Forró enaltece cultura nordestina

Detalhes da vida de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, retratados em cores, imagens e diferentes formatos. A história do forrozeiro foi explorada pela arte, unindo o rústico ao tecnológico, o artesanal ao escultural, a informação ao encanto. Assim ganhou vida o Memorial do Forró em 2014, mais um atrativo do Forró Pé de Serra do Periperi – evento promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Os temas recorrentes nas músicas do instrumentista, cantor e compositor que ganhou o coração dos brasileiros são retratados em vários espaços do Memorial. As moças abordadas na canção “Sete Meninas” recebem os visitantes logo na entrada, como bonecas. O próprio Dominguinhos assume a postura de um boneco e, fazendo companhia a ele, o grande Luiz Gonzaga, seu mestre, amigo e companheiro de muitas canções.

A cultura popular fincada nas raízes do forró nordestino enche os olhos em cada ângulo do Memorial. O São João na roça, típico de muitas das suas composições, é materializado em uma maquete, onde a quadrilha ganha movimento e dança de verdade. Painéis sonoros, xilogravura e cordel também compõem esse cenário. Além disso, um holograma de Dominguinhos faz ele cantar entre o público, uma cena tão viva que parece real.

Uma homenagem no mínimo justa, é assim que define o coordenador municipal de Turismo, Carlos Moreno. “Pelo grande nome que foi Dominguinhos e por sua obra. Um homem com mais de 60 anos de carreira e que escolheu Conquista como terra dele, pois por muitos anos ele aportava aqui para então partir pelo sudoeste baiano”, justificou.

Dona Genoveva acompanhada pela família

Por todos esses motivos, o Memorial do Forró é uma grande oportunidade de entretenimento, cultura e informação para um público que abrange todas as gerações. Genoveva Farias esteve no espaço na companhia de sua mãe, da filha e da neta. Para ela, o ambiente está aprovado: “Achei maravilhoso, muito organizado. Gostei bastante. Dominguinhos é merecedor dessa homenagem”, ressaltou.

Antônio Roberto

Compartilhando de opinião semelhante, o funcionário público Antônio Roberto Magalhães levou a sogra e as crianças da casa para conhecerem o evento. “Muito bonita a homenagem, muito merecida. O espaço em si é muito grande, como o progresso de Conquista”, disse.

Cristiane Carqueija acompanhada pela família

Conhecer as nuances mais puras da raiz nordestina com tanta beleza é uma momento apropriado para o lazer de toda a família. A professora Cristiane Carqueija é natural de Itabuna, e aproveitou os dias em Vitória da Conquista para conhecer o Forró Pé de Serra do Periperi. A parada no Memorial do Forró foi bastante proveitosa: “Minha impressão é maravilhosa, fiquei encantada com a produção e a criatividade, com o interesse do povo conquistense em visitar e valorizar essa festa. Estou muito impressionada e feliz em participar”. Com toda a família prestigiando o evento, a promessa é de retornar não apenas nos próximos dias, como também nos próximos anos. Texto e fotos: Secom/PMVC