fbpx

CRAV: mais de 500 atendimentos no primeiro semestre deste ano

Mantido pelo Governo Municipal desde 2006, o CRAV oferece atendimento, acompanhamento e orientações psicossocial e jurídica às mulheres em situação de violência.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a sociedade civil, realiza uma série de ações e serviços de diferentes setores que tem por objetivo a ampliação e a melhoria da qualidade na identificação, no atendimento e no encaminhamento das mulheres em situação de violência. Como parte integrante da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher está o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), que conta com uma equipe multidisciplinar.

Mantido pelo Governo Municipal desde 2006, o Crav oferece atendimento, acompanhamento e orientações psicossocial e jurídica às mulheres em situação de violência.

Política fortalecida – O destaque a ser dado nesse primeiro semestre de 2014, referente ao compromisso do Governo no atendimento que é prestado às mulheres, foi a criação da Coordenação de Política para Mulheres. “Com a sanção da lei que altera a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no fim do mês de maio, implantamos a coordenação que vai potencializar ainda mais o trabalho que a Prefeitura desenvolve para esse público”, realçou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

A coordenadora do Crav, Angélica Andrade, também comemora essa conquista: “A Coordenação de Políticas para Mulheres terá mais autonomia para orientar, apoiar, acompanhar, controlar e executar programas e atividades voltadas à implementação de políticas para as mulheres, que é uma das suas competências, além de poder implantar uma Política Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

Atendimentos – Segundo a coordenadora, só no primeiro semestre de 2014, foram atendidas no Centro de Referência da Mulher 507 mulheres, sendo que 154 tiveram atendimento psicológico, 228 atendimento de serviço social e 141 jurídico. No total, foram realizados 153 encaminhamentos para diversos setores como o Balcão de Justiça e Cidadania da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Conselho Tutelar, o Programa de Habitação Popular e a Defensoria Pública.

O Crav funciona na Rua Jesiel Norberto, nº 40, bairro Candeias. O telefone para contato é o (77) 3424-5325.

Outros serviços – Além do Crav, as mulheres podem contar no município com outros serviços públicos voltados para a proteção e atenção dos direitos que elas possuem, a exemplo dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal da Mulher, criado há 17 anos.