fbpx

Formando atendido pelo NAIPD é aprovado na OAB

por Nayla Santos

O formando do curso de Direito, Joselito dos Santos Souza (foto), acaba de ser aprovado na primeira e segunda fases da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O discente, desde os 13 anos, descobriu que perderia a visão e após ter sido aprovado em três universidades diferentes em 2009, escolheu a Uesb para fazer sua graduação.

Souza diz que são muitas as dificuldades de concluir um curso sendo deficiente visual, mas salienta a importância do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência – NAIPD, e também o apoio dos colegas. “Estudei bastante e foi com o apoio dos colegas e do Núcleo que eu já fui aprovado na OAB: não sou só bacharel mas sou advogado também”. Com a monografia apresentada e aprovada com nota dez, o formando destaca que o tema escolhido é parte do próximo desafio a ser enfrentado. ” O tema é “Pessoa com deficiência e o mercado de trabalho”, que é o meu próximo desafio. Eu saio da Uesb com a formação profissional, e agora vou ter que batalhar lá fora pela acessibilidade”, destaca.

A coordenadora do Naipd, Rozilda Magalhães, afirma que o Núcleo acompanha Joselito e que ela está muito feliz por mais essa realização do aluno. “A gente sempre acompanha, acredita, incentiva. Ele não é um aluno que fica calado em sala, foi ganhando espaço, foi ajudando a quebrar barreiras, ganhando visibilidade e não viu a deficiência como empecilho, competiu de igual para igual mas sempre pedindo” olha para mim, eu existo e tô aqui pra lutar”.

Magalhães completa que não é só o Núcleo quem faz a inclusão, mas os diversos serviços da Universidade também precisam estar acessíveis aos deficientes. “O mérito de Joselito não é do Núcleo, é de toda a Universidade”, conclui.


O Núcleo

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência – NAIPD, acompanha os alunos com deficiência e funciona nos três campi da Uesb. Desde o Vestibular existe um acompanhamento, quando o discente pode solicitar vários tipos de auxílio de acordo com sua necessidade, depois o acompanhamento continua quando o aluno está em sala de aula, até a conclusão do curso. Texto e foto:  Assessoria de Comunicação UESB

“Ao invés do discurso, a prática. Exemplos teóricos e abstratos substituídos pela vivência”.