fbpx

Câmara realiza sessão itinerante em Pradoso

Na ocasião, os vereadores puderam ouvir as demandas apresentadas pela comunidade local, e tiveram a oportunidade de falar para a população sobre as ações que vêm sendo realizadas pelo Legislativo, e sobre os projetos futuros.

Na noite desta quarta-feira 06, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão itinerante no Distrito de Pradoso, na Escola Municipal José Rodrigues do Prado. Na ocasião, os vereadores puderam ouvir as demandas apresentadas pela comunidade local e tiveram a oportunidade de falar para a população sobre as ações que vêm sendo realizadas pelo Legislativo, e sobre os projetos futuros.


A diretora da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, Edimê Gomes Miranda, declarou ser uma honra para a comunidade receber a sessão itinerante, para ela uma forma de exercer a cidadania. Comentou ainda que na escola existem poucos problemas, destacando entre eles a necessidade de novas carteiras escolares e o transporte escolar, que de acordo com os alunos conta com veículos em péssima situação, além da quadra poliesportiva, uma demanda antiga da escola e também da comunidade. “Pedimos o apoio para que o projeto da quadra saia do papel e seja colocado em prática. Nossa comunidade também sofre com a segurança pública, pois o policiamento não é constante. Gostaríamos de um posto policial para atender à nossa comunidade e as demais. Ampliação do posto de saúde, pois a demanda é grande para a quantidade de atendimentos”.

Liderança comunitária do povoado da Gameleira, o lavrador Edmundo Moreira da Silva afirmou que, embora muita coisa tenha sido feita pelo governo municipal, ainda resta muito a fazer na zona rural, citando localidades como Cachoeira das Araras, Boqueirão, Mamão e Bate-pé. “É preciso olhar mais pela zona rural: muito foi feito, mas há muito a fazer”, disse, denunciando que alunos estão sem aulas nessas regiões por falta de transporte escolar pelo Governo do Estado. “É um prejuízo muito grande e os alunos não podem sofrer uma penalidade desta”.

A agente de saúde Neilza Almeida Santos agradeceu o apoio do vereador Joaquim Libarino na luta por mais ações na região e disse que a população reconhece que melhorias já foram realizadas no local. “Sabemos que já alcançamos muitas melhorias através de nossa luta, mas queremos mais apoio do Legislativo, porque tenho certeza que nosso povo merece”.

A professora Carolina Novaes dos Santos manifestou sua satisfação pela presença dos vereadores na comunidade, afirmando que o gesto fortalece o exercício de cidadania.  Segundo ela, uma das prioridades do povoado é a construção da quadra poliesportiva da unidade escolar local. Ela argumentou que diversos ofícios foram encaminhados à Administração Municipal e recebe respostas desencontradas “Alunos deslocam para o campo cheio de areia para fazer o exercício físico e retornam a aula sujos de areia. A gente espera que na próxima sessão itinerante possamos agradecer aos vereadores em nome da comunidade. Estamos aguardando”.

A idosa também reivindicou maior atenção em relação ao transporte público da localidade, servida pela Viação Vitória. Segundo ela, são corriqueiras ocorrências de veículos quebrados e horários atrasos, prejudicando pessoas que acabam atrasando para seus compromissos. Por conta disso, os moradores estão sendo obrigados a usar o transporte alternativo. “Nosso transporte está precário. Às vezes, começa atrasar já na primeira viagem. Quando o carro quebra, a empresa não coloca outro carro. Fica esperando a próxima viagem. Queremos e precisamos de uma solução também para uma linha direta para a UESB. Pedimos, mas alegaram que não era possível”.