Bahia Recall completa 20 anos de história

Premiação de publicidade e propaganda, promovida pela Rede Bahia é a mais importante do Estado.

 O Bahia Recall 2014, maior prêmio da publicidade e propaganda baiana, completa 20 anos de história este ano. A 20ª edição da premiação de maior prestígio do estado conta com 26 agências de propagandas finalistas e 54 peças concorrendo a melhores de 2014. O tema deste ano, “Para quem não fica só na primeira ideia”, teve por objetivo mostrar a evolução do estilo de propaganda ao longo de duas décadas, instigando profissionais de toda Bahia a exercitar sua criatividade na composição das peças. Os vencedores serão divulgados no evento de entrega dos prêmios que acontece no dia 7 de outubro, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Os convidados serão recepcionados por um Welcome Drink no foyer do TCA. A premiação este ano será dirigida por Elísio Lopes Jr., dramaturgo baiano que tem diversas peças premiadas, além de atuar na implantação de projetos culturais e sociais. A entrega do prêmio terá um tom intimista, com performances artísticas e musicais. Os apresentadores serão atores locais que tem forte identidade com o público, dando ao prêmio um conceito ainda mais baiano.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Bahia Recall teve sua primeira edição em 1995, quando o desafio era criar uma premiação com características próprias, que reconhecesse o valor da criatividade publicitária baiana. Foi um marco tão importante dos 10 anos da TV Bahia, que passou a abranger, no ano seguinte, as cinco emissoras da Rede Bahia no interior do estado.

Na terceira edição, em 1997, o Bahia Recall deixou de ser apenas um prêmio para televisão, e incorporou o rádio e o jornal. Esta foi uma posição importante para premiação, uma vez que permitiu que mais agências publicitárias participassem e concorressem ao título de melhor do ano. Quatro anos depois foi a vez de integrar a internet no circuito, agregando um dos veículos mais fortes da atualidade à premiação.

Em 2005, o Bahia Recall criou a categoria Grand Prix Municípios, que premia agências no interior do estado. Lançou também o Bahia Recall Revelação, que beneficia estudantes de Publicidade e Propaganda, que contam com este espaço para mostrar seu potencial. A premiação se consagrou como guia importante do cenário de publicidade baiana e passou a ser uma referência fundamental para agência e clientes.

TEMAS

Ao longo de 20 edições, o Bahia Recall teve os mais variados temas escolhidos para nortear os candidatos. Teve uma homenagem ao cinema, em 1996, com o tema “100 Anos de Cinema”. Já em 2000, foi a vez de celebrar o meio século de história da televisão, com os “50 Anos de TV”. Teve também “Super-heróis”, “Circo”, “Nem sorte, nem azar, ideias”, entre outras tantas temáticas que trouxeram diversificação e estimularam a criatividade dos publicitários.

APRESENTADORES

É uma marca da entrega dos prêmios do Bahia Recall a presença de um ator famoso como apresentador. Artistas como Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso, Daniel de Oliveira, Gabriel Braga Nunes e Thiago Lacerda já passaram pelo palco da premiação, prestigiando e entregando os troféus aos vencedores. Além disso, o Bahia Recall já teve apresentações de Margareth Menezes, Elza Soares e Maria Gadú, que levaram um pouco de música para os convidados.

JURADOS

Nas últimas edições, o Bahia Recall convidou jurados bastante premiados nacional e internacionalmente, com o intuito de dar ainda mais peso e destaque ao prêmio. Os profissionais convidados para escolher as melhores peças publicitárias do ano foram premiados nos principais festivais de publicidade do mundo como o Cannes Lions, NY Festival e Festival de Gramado.

AGÊNCIAS PREMIADAS

Diversas agências de publicidade concorrem aos prêmios todos os anos, mas algumas se destacaram em mais de uma edição. Nos últimos 19 anos de premiação na capital, a agência com maior número de Grand Prix é a Propeg, com 22 premiações, seguida pela IDEIA 3, com 13 premiações, e a Leiaute, com 9 Grand Prix. Já na categoria Municípios, a Artecapital Propaganda, de Feira de Santana, é a agência que mais vezes venceu, com quatro premiações.