fbpx

Concurso para agente penitenciário convoca para provas

A convocação para realização de provas do concurso público para Agente Penitenciário/2014 está publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 12. As questões objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório, referentes às duas primeiras etapas do certame, serão aplicadas no dia 21 de setembro nas cidades baianas de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus, de acordo com a localidade para qual o candidato optou no momento da inscrição.

Realizado pelas Secretarias da Administração – SAEB, e de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP, o certame é o primeiro do Estado da Bahia com reserva de vagas exclusivas para negros e pardos. Das 490 vagas disponíveis, 147 são reservadas a esses candidatos.

De acordo com o cronograma provisório do Concurso, o resultado da primeira etapa (provas objetivas) será divulgado no dia 14 de outubro. Já o resultado das provas discursivas está previsto para o dia 5 de novembro.

Após homologação do concurso, a Seap convocará os aprovados para realização de exames pré-admissionais, exame de documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social. Os candidatos que passarem pelos exames pré-admissionais serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, com percepção de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.

Uma vez formados, os agentes penitenciários alocados nas cidades de Salvador e Região Metropolitana (286 vagas), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70), terão remuneração inicial de R$ 1.776,69 e jornada mínima de trabalho de 30 horas semanais.

Vale destacar que com este certame o Estado avança na renovação do quadro de pessoal por meio de concurso público. Desde 2007, a atual gestão já contratou mais de 30 mil novos servidores públicos, com prioridade para as áreas diretamente voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde, Segurança e Educação.