fbpx

Estudante de Odontologia da UESB premiado em evento nacional

O acadêmico do 10º semestre do curso de Odontologia, da Uesb, campus de Jequié, Matheus Costa, foi premiado em primeiro lugar com o Prêmio Myaki Issao, ofertado durante a 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), ocorrida entre 3 e 6 de setembro de 2014, em Águas de Lindóia, São Paulo. A SBPqO é o mais conceituado órgão em pesquisa odontológica da América Latina, sendo inclusive a representante da International Association for Dental Research (IADR), maior e mais bem colocada associação para pesquisa odontológica mundial. Esse é o maior evento de pesquisa em Odontologia do Brasil.

 O trabalho premiado foi “O Efeito da Associação de Bromelina e Papaína em Gel na Desproteinização Prévia do Esmalte à Colagem de Bráquetes”, realizado pelo acadêmico sob a orientação do professor Matheus Pithon, líder do grupo de pesquisa da Orthodontics, da Uesb. O grupo vem se destacando em âmbito nacional pela produção de dezenas de artigos anualmente publicados nas melhores revistas do mundo da área de Odontologia. Só em 2014 são 40 artigos entre publicados e aceitos para publicação. No âmbito interno da nossa universidade, o Orthodontics foi responsável pelos primeiros pedidos de patente provenientes do curso de Odontologia.

 Segundo Costa, esse é um momento de grande realização. “Sair do interior do nordeste, concorrer com pesquisas realizadas em universidades bem mais tradicionais e poder concretizar esse sonho, representa uma imensa satisfação, ainda mais no período comemorativo dos 10 anos do curso de Odontologia”, afirma.

 Já o coordenador do curso de Odontologia, professor Sérgio Yarid, ao parabenizar os premiados fez questão de enfatizar o compromisso dos professores e alunos do curso. “Tal premiação só traz orgulho para o nosso curso e mostra a competência dos professores e a dedicação deles e dos alunos à modalidade da pesquisa. O colegiado do curso de Odontologia parabeniza publicamente as ações do professor Matheus Pithon, quanto ao desenvolvimento de suas pesquisas e ao engajamento dos alunos, no caso específico de Matheus Costa pela conquista deste importe prêmio.”, conclui o coordenador.  Assessoria de Comunicação, por Wellington Nery.