fbpx

Caixa libera financiamento para compra de maquinário agrícola

Linha de crédito pode ser solicitada nas cerca de 1.490 agências da banco que realizam operações relacionadas ao crédito rural

Nesta semana, começa a funcionar a linha de investimento voltada ao Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro).

A linha de financiamento, chamada BNDES Finame – Inovagro, poderá ser solicitada nas cerca de 1.490 agências da Caixa Econômica Federal que realizam operações relacionadas ao crédito rural.

O Inovagro acompanha o ano safra – de junho de um ano a julho do ano seguinte. O objetivo é estimular e dinamizar a produção agropecuária, alavancando a produtividade onde há defasagem tecnológica.

Os montantes solicitados deverão ser destinados à compra de máquinas e equipamentos agropecuários novos, fabricados no Brasil. Segundo o BNDES, o programa Inovagro tem orçamento de R$ 300 milhões e vigência prevista até 30 de junho de 2015, com tendência de ser renovado.

Condições

Na Caixa, o produtor individual poderá buscar crédito de até R$ 1 milhão para a aquisição de maquinário e equipamentos, com prazo de pagamento de até 10 anos e três anos de carência. O juro que o agricultor vai pagar está fixado em 4% ao ano. A cobertura do financiamento será de até 100% do valor do bem.

O produtor interessado em contratar o crédito deve dirigir-se à Caixa, que informará qual a documentação necessária, analisará a possibilidade de concessão do crédito e negociará as garantias. Após a aprovação pela instituição, a operação será encaminhada para homologação e posterior liberação dos recursos pelo BNDES.

Fonte:
Agência Caixa de Notícias