fbpx

Livro analisa novas relações entre população e desenvolvimento

Publicação será lançada na próxima terça-feira, 18 de novembro, no Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA lançará o livro Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico?, na próxima terça-feira, 18 de novembro, às 14h, no Rio de Janeiro (Av. Pres. Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10º andar).

Organizada pela técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ana Amélia Camarano, a obra traz 21 artigos, congregando o trabalho de 25 pesquisadores. A publicação, que relaciona demografia com temas como previdência, meio ambiente, saúde, participação feminina e de idosos no mercado de trabalho, mortalidade, arranjos familiares, crescimento econômico, distribuição de renda, homicídios, entre outros, é uma realização da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto (Disoc).

Além da abertura do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest), Daniel Cerqueira, o evento de lançamento promoverá duas mesas de discussão com diversos pesquisadores da casa e de fora, como a diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), Fernanda de Negri, os técnicos de Planejamento e Pesquisa Paulo Levy e Marcelo Caetano, o presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Cássio Turra, o secretário executivo da ANPEC Fábio Freitas, além de pesquisadores da UnB, da ENCE/IBGE e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.