fbpx

Você tem força de vontade?

Dr. Alessandro Loiola

Praticamente todas as pessoas acreditam que “força de vontade” seja algo embutido dentro de nós, um presente genético, e que alguns nascem com uma boa dose de força de vontade enquanto outros, menos favorecidos, simplesmente não foram abençoados com essa faculdade.

A verdade é que todos nós podemos “ter” força de vontade. A pergunta é se você irá aprender a desenvolver e usar essa qualidade, ou não.

Lendo alguns bons livros, entendi que força de vontade é como um idioma. Qualquer criança pode aprender um idioma (a bem da verdade, todas as crianças aprendem um idioma). Uma pessoa de 90 anos de idade também pode aprender um novo idioma. Se você tem 9 ou 90 anos de idade e está perdido em Londres, saber um pouco de inglês ajuda bastante para conseguir comida e abrigo.

Se você não sabe inglês, você pode aprender a língua, o quanto quiser. E quanto mais você utilizá-la, maior será seu domínio e mais coisas estarão ao seu alcance. Mesmo que você jamais tenha tido contato com inglês antes, é perfeitamente possível reconhecer, aprender e utilizar o idioma como quem usa uma ferramenta qualquer: carregue seu pequeno dicionário inglês-português para cima e para baixo, anote suas dúvidas, pergunte, converse, ouça músicas, leia jornais e revistas, escreva bilhetes, envie e-mails, assista TV, tente se virar do jeito que for. Convenhamos: você não precisa nascer com uma habilidade especial para isso. É só querer.

O mesmo vale para força de vontade. Ainda que muitas pessoas não acreditem nisso e considerem a tenacidade no caráter como um aspecto intrínseco da personalidade. Isto é um grande equívoco. Pensar assim é um erro que pode arruinar sua vida e a vida a dois.

Mas a boa notícia é que nunca é tarde demais para corrigir o rumo.

Você nunca ouviu alguém dizer ou disse para si mesmo: “Eu sei que isso está atrapalhando meu relacionamento e até queria mudar, mas não tenho força de vontade suficiente”?

Nada mais distante da verdade: você tem tanta força de vontade quanto qualquer outra pessoa. Pode ter acontecido apenas que você até agora não decidiu utilizá-la plenamente.

Quanto mais você consulta seu dicionário de inglês-português e utiliza as palavras que encontra, mais fácil vai se tornando se comunicar na língua. Se você fizer seu dever de casa direito, treinar e praticar suas frases no espelho, logo falar inglês se tornará algo natural, como se aquilo fizesse parte de você desde o princípio. A força de vontade funciona da mesma maneira.

Se você compreender lá dentro do seu coração que força de vontade é algo que se usa, não algo que se possui, então você pode utilizar essa ferramenta para realizar praticamente qualquer coisa que queira, sempre que quiser.

Lamentavelmente, vejo pessoas preocupadas se elas “tem” força de vontade ou não para empreender uma determinada mudança. Esqueça esse conceito e aceite: força de vontade não é um dom, uma benção ou uma dádiva. É uma ferramenta, como um martelo. Como um dicionário.

Esqueça as desculpas, sabotagens e fatalismos melancólicos que seu subconsciente pode insistir em vender como se fosse a verdade derradeira. Não engula isso. Mude sua história agora. Desenvolva com coragem e utilize sua força de vontade disciplinadamente a seu favor.