fbpx

Bahia lidera Semana Nacional de Conciliação com 12,5 mil acordos

 

Após sete dias de trabalhos, a Bahia ocupa o primeiro lugar em número de acordos firmados e de audiências realizadas em todo o Brasil.

De acordo com dados do Núcleo Integrado de Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia, repassados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até a terça-feira (25) foram 12.571 acordos em 22.311 audiências realizadas em todo o estado. O valor total dos acordos chegou a R$ 100 milhões.

Estão envolvidos nos trabalhos aproximadamente 200 magistrados, 140 juízes leigos, 800 conciliadores e mais de 2 mil colaboradores. Em sua 9ª edição, a Semana Nacional de Conciliação na Bahia começou no último dia 17 e segue até esta sexta-feira (28/11). No resto do País, as atividades foram iniciadas na segunda-feira (24) e seguem, também, até a próxima sexta-feira.

Até ontem, 30 tribunais repassaram os dados ao CNJ. Os números são atualizados no Conciliômetro, sistema que exibe a soma de todas as audiências de conciliação realizadas pelos tribunais e podem ser conferidos na página www.cnj.jus.br.

O Conciliômetro estará disponível até o dia 5 de dezembro, data limite para os tribunais atualizarem as informações.

O esforço concentrado da Justiça tem como objetivo estimular a solução de conflitos por meio de acordos entre as partes, proporcionando o fim do litígio de maneira amigável, com o consequente desafogamento das unidades do Poder Judiciário.

Texto: Ascom TJBA