fbpx

Câmara celebra 60 anos da Escola Normal

Inaugurada em 20 de março de 1952, a Escola Normal é fruto de um movimento da sociedade conquistense que exigia a instalação de uma escola normativa na cidade

Acontece nesta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista uma Audiência Pública em comemoração ao 60 anos do Instituto de Educação Euclides Dantas, popularmente conhecido como Escola Normal e uma das principais referências em educação no município.

Inaugurada em 20 de março de 1952, a Escola Normal é fruto de um movimento da sociedade conquistense que exigia a instalação de uma escola normativa na cidade. A escola foi construída com recursos federais e estaduais, o município doou o terreno. Segundo o site Taberna da História, o deputado federal Régis Pacheco e outros parlamentares baianos conseguiram verbas da União no governo do Marechal Eurico Gaspar Dutra, destinados à construção da Escola Normal. Participaram da inauguração o governador Régis Pacheco e o prefeito de Conquista, na época, Gerson Sales.

Para a época, o prédio é considerado um projeto inovador, estruturado com base na ideia de modernidade e progresso. Já prenunciava o que a cidade poderia se transformar a partir dos investimentos em educação, naquele caso, uma instituição formadora de professores. Vitória da Conquista atualmente é considerada um polo educacional, abrigando faculdades particulares e três universidades públicas, um estadual e duas federais.

Em 60 anos de história a Escola Normal preparou milhares de professores e chega aos dias atuais ainda como uma referência em educação.

Cartórios na pauta

Na manhã da sexta-feira, 10, às 8h30, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza outra audiência pública: sobre os Cartórios Extrajudiciais de Vitória da Conquista. Muitas pessoas reclamam da falta de qualidade do atendimento prestado nesses cartórios.

Os cartórios extrajudiciais realizam os serviços de emissão de certidão de óbito, certidão de nascimento, habilitação de casamento, registro e alteração de associações e de condomínios, registro e alteração em matriculas de imóveis e certidões de inteiro teor.

As audiências são abertas ao público e serão realizadas no Plenário Carmem Lúcia. Participe!