EMBASA realiza melhorias em rede de esgoto

Embasa promove melhorias na rede de esgoto do Centro de Conquista

  A Embasa iniciou  os serviços de melhoria na rede coletora de esgoto da região central de Vitória da Conquista, visando diminuir as ocorrências de obstrução e extravasamento. Os trabalhos começaram nas ruas D. Pedro II, Tiradentes, Caxias (abaixo do Viaduto do Guarani) e na rua dos Fonsecas. Além da região central da cidade, o bairro Alto Maron também vai ter sua rede coletora de esgoto melhorada. Essas intervenções se somam a outras ações que já foram realizadas pela Embasa, no bairro Alto Maron e na avenida Brumado.

Funcionamento da rede coletora – A rede coletora de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva e lixo, apenas as águas servidas dos imóveis. O lixo e o grande volume da água da chuva impedem que o esgoto siga seu fluxo normal e não encontram espaço suficiente para escoar na tubulação. O resultado é o extravasamento pelas tampas de inspeção dos poços de visita da rede de esgoto nas calçadas e, ás vezes, dentro dos imóveis. O extravasamento de esgoto representa um grave risco à saúde dos moradores e ao meio ambiente. Por isso, é importante que os moradores não abram as tampas de inspeção da rede coletora de esgoto para escoar água de chuva.

A Embasa lembra que o vaso sanitário não deve ser utilizado para o descarte de materiais como absorvente, alimentos, preservativo, papel higiênico, fralda descartável, cabelo, cotonetes ou ponta de cigarro. O ralo da pia da cozinha também não deve ser utilizado para receber restos de comida ou óleo de fritura. Hábitos e atitudes corretas no uso dos equipamentos da rede coletora de esgoto evitam sérios transtornos para a população.